logo hug websites marketing digital

Manutenção de site - Será que seu website esta atualizado?

O que é Manutenção de Site e porque isso é tão importante para o seu negócio?

Todos nós sabemos a importância de ter um site bem estruturado, mas só ter o site instalado e funcionando não é suficiente.

É muito importante e crucial a certeza de que seu site está sempre disponível, seguro e atualizado com as últimas tecnologias lançadas no mercado.

As pessoas o visitam porque querem saber mais sobre os seus serviços, encontrar suas informações de contato e comprar seus produtos ou servicos, e como 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao web design, as pessoas podem ter uma primeira impressão ruim do seu negócio se o seu site não estiver atualizado e funcional.

Se o seu negócio for um e-commerce e sua funcionalidade de compra online falhar ou houver algum problema técnico, as pessoas não poderão comprar seus produtos.

Além disso, a manutenção influencia indiretamente as chances de o seu site aparecer nas buscas do Google.

Manter seu site atualizado garante que ele esteja funcionando com capacidade total, melhora e aumenta a segurança, aumenta o tráfego no site, pois ao atualizar seu site com informações valiosas, consertar links quebrados, remover páginas duplicadas e manter seu conteúdo atualizado ajudará a atrair visitantes novos e recorrentes.

Isso otimiza a experiência dos usuários, uma vez que ele é a base da presença online de sua empresa.

Nesta postagem, exploraremos o que a manutenção de sites inclui e você entenderá porque é tão importante para o seu negócio.

1. Backup do site

Ao fazer mensalmente o backup do seu site, são feitas cópias de segurança que servem para restaurar todo o conteúdo (Código Javascript, código PHP, HTML, CSS, temas, plugins, textos, imagens, vídeos, áudios, etc.), em caso de falhas, hackeamento do site ou até mesmo a perda dele.

backup de sites manutencao

É importante utilizar pelo menos 2 provedores distintos, que armazenam todo conteúdo, base de dados, tudo para minimizar quaisquer riscos de perdas. Caso algo aconteça, essa ação garantirá que o site seja reconstruído ou restaurado.

2. Atualização dos plugins

Plugins adicionam muitos recursos e funcionalidades ao seu site como formulários de contato, galerias de fotos, etc. e são mantidos e criados por uma comunidade de desenvolvedores.

Atualizações periódicas corrigem bugs, aumentam a segurança e a performance do seu site.

Assegurar que, assim como o conteúdo e imagens, os plug-ins estejam atualizados e em segurança é uma das preocupações que deve ser levada em conta na manutenção de sites.

marketing digital gestao de trafego cta

3. Trocas periódicas do nome dos usuários administradores, senhas, com uso de senhas fortes

Em um mundo cada vez mais digital, ataques cibernéticos podem acontecer, ou seja, com o aumento da presença e atuação de hackers que tentam invadir sistemas para capturar informações sensíveis e tirar proveito, normalmente financeiro, de uma empresa, fazer a alteração de nome de usuários e trocar as senhas periodicamente é muito importante.

wordpress atualizacao update

Uma das vulnerabilidades mais comuns é usar nomes padrão de usuários que administram os ambientes, assim, alterá-los com frequência, além senhas fortes (algo como [email protected]#oNa1- e não 123456) é o melhor caminho para prevenir ataques e outros inconvenientes.

4. Atualização do WordPress e Tema utilizado

Atualizações do WordPress, tema utilizado no desenvolvimento, versões e ajustes técnicos asseguram o perfeito funcionamento do seu site e mantêm a segurança.

Softwares são aplicativos complexos e podem apresentar bugs e por isso são atualizados e corrigidos constantemente.

manutencao de site wordpress

Assim como o sistema operacional do computador, eles precisam ser mantidos atualizados com os patches e lançamentos de segurança mais recentes por motivos de segurança e desempenho.

Em sites WordPress, isso significa atualizar regularmente o software principal, bem como quaisquer plug-ins e temas (geralmente há pelo menos uma atualização oficial do WordPress a cada mês).

Manter o WordPress atualizado elimina esses bugs, mantendo o site sem falhas.

A falta de atualização pode fazer com que certos aspectos do seu site não funcionem corretamente ou até mesmo comprometam sua página, deixando-o aberto a ataques de hackers.

Dessa forma assegurar que o site esteja com os recursos mais atuais, é uma das tarefas que precisam estar na lista de manutenção do site.

5. Busca por malware e vírus

Muitas ameaças podem comprometer até o mais básico dos sites. Se você acredita que está seguro porque seu site não usa nenhum aplicativo complicado da web, pense novamente.

A segurança do site é uma grande preocupação para muitas empresas, especialmente lojas online.

Se você tem um site e não tem uma equipe experiente para garantir que ele seja seguro, protegido e bem cuidado, corre riscos desnecessários e uma possível perda de receita.

A prevenção é a melhor cura - a segurança é garantir que seu site esteja protegido para evitar danos de criminosos cibernéticos ou spammers.

criar um site web

Ter o seu site hackeado pode resultar em enormes despesas com a limpeza do site, pode prejudicar a sua reputação e desencorajar os visitantes de voltarem ao seu site.

Hackers e golpistas não se importam com o tamanho do seu negócio. Quer você fature mais de 20 milhões por ano ou dois mil reais em um negócio de hobby, os riscos podem ser os mesmos.

Na verdade, a maioria dos sites atacados é escolhida aleatoriamente. Ou, em outras palavras, os hackers não planejam qual site vão invadir.

Alguns sites permitem que visitantes enviem arquivos anexados às mensagens.

Se hackers ou um usuário que não saiba de uma possível infecção em seu computador ou arquivo, conseguir “furar o bloqueio” de segurança, todo o trabalho pode ser posto a perder.

Assim, garantir que tudo esteja seguro e OK é mais uma tarefa a ser considerada, que pode ser feita através de plugins de segurança, como o Wordfence por exemplo.

6. Manter o site 100% responsivo e acessível em vários dispositivos móveis

No início do web design, os únicos dispositivos em que os usuários visualizavam websites eram computadores de mesa robustos.

Então os laptops foram lançados. A navegação móvel mudou tudo e a usabilidade em vários tamanhos de tela de repente se tornou uma alta prioridade.

Um site com mau funcionamento é um grande problema para sua marca e para a imagem que você deseja projetar para novos clientes em potencial, bem como para seus clientes já fidelizados.

site responsivo celular

Mais de 80% dos usuários acessam a internet usando celulares. A manutenção do site dá ao seu negócio visibilidade online que suportará novas mudanças na web.

Uma das tarefas da manutenção de sites é verificar periodicamente se o website está funcionando corretamente em dispositivos móveis, ou seja, se o site está 100% responsivo e se adequando em diferentes tamanhos de telas.

7. Definição de papéis e usuários e desabilitar edição de conteúdo pelo administrador

É muito importante assegurar que os papéis estejam bem definidos na organização e que os usuários do sistema tenham o acesso correspondente à sua função.

Editor é editor e só altera conteúdo e insere posts. Designer publica imagens e web designer altera a configuração das páginas. Tudo para garantir que nenhum website seja alterado acidentalmente, ou erros sejam cometidos.

8. Velocidade da página e links quebrados

Isso inclui tempo de inatividade excessivo do site, páginas de carregamento lento e links corrompidos ou quebrados, a famosa página 404.

broken links quebrados manutencao home page site

Usuários que acessam o seu site e encontram a mensagem: “desculpe, página não encontrada” ao invés da informação que está procurando, pode não voltar mais a procurar pelo seu serviço ou produto.

Se você é proprietário de uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou um blog, fornecer links e informações confiáveis a seus clientes e leitores contribuirá para sua reputação e credibilidade, o que contribuirá para as suas ações de marketing digital.

Por meio da manutenção regular do site, esses erros são corrigidos.

9. Google Analytics

google analytics site

Ao monitorar a análise de sites e visualizar seus KPIs e relatórios, podemos obter informações valiosas sobre como as pessoas estão encontrando e usando seu website.

Além disso, esse é um passo crucial para os proprietários de sites, pois as informações sobre o tráfego que recebem de anúncios, postagens, vídeos, ferramentas sociais entre outros, podem orientá-los sobre como direcionar seus esforços de marketing e melhorar seu engajamento no site (trabalhando o SEO, por exemplo).

Se algo como uma queda súbita na métrica ou no tráfego ocorrer, isso geralmente aponta para um problema.

Pode ser um erro no site, ou um canal de marketing, ou uma mudança de tecnologia, ou até mesmo a hora de repensar sua estratégia digital, ou fazer um novo site.

Verificar as métricas do site semanalmente, com uma ferramenta como o Google Analytics também faz parte da manutenção de sites.

10. Renovação de nome de domínio

Quando você registra seu domínio (www.seusite.com.br) e hospedagem, faz isso por um tempo limitado, na maioria das vezes por um período de um ano e é preciso renová-los regularmente, especialmente o nome de domínio.

Você não quer acordar um dia e perceber que outra pessoa “pegou” seu domínio só porque esqueceu de renová-lo, certo?

Ao escolher um registrador (ex: registro.br) para obter hospedagem e registrar seu nome de domínio, certifique-se de escolher aqueles que poderão fornecer suporte e tenham um pronto atendimento, juntamente com outros benefícios.

E é importante você cadastrar o email que mais utiliza, assim nunca perderá um aviso do registrador, o qual enviará mensagens antecipadamente avisando quando o seu domínio expira, assim como as explicações para a renovação (muito simples por sinal) 😉.

11. SEO

Os mecanismos de busca dão preferência a sites que sejam rápidos, sem erros, bem mantidos e acima de tudo eles adoram indexar novos conteúdos.

Portanto, toda vez que o site é atualizado, está fornecendo aos mecanismos de pesquisa um novo material para classificar seu site.

Faz parte da manutenção garantir que seu site seja atualizado regularmente com materiais relacionados aos assuntos com os quais deseja que as pessoas encontrem sua empresa.

A manutenção do site é importante para todas as organizações, sejam elas grandes ou pequenas. Manter seu site regularmente atualizado melhora o desempenho e fornece um ambiente seguro e protegido para seus visitantes.

E você, o que tem feito para deixar seu site mais seguro e atualizado?

Deixe seu comentário.

Equipe de Marketing
HUG Websites


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hug websites

Agência especializada na criação e desenvolvimento de sites responsivos. Nossa missão é trazer resultados através da criação de sites de qualidade, alinhados com as últimas tendências digitais.
Além disso fazemos Gestão de Tráfego PagoMarketing Digital, Otimização e Ranqueamento de Sites (SEO) para o Google.
ENTRE EM CONTATO
Hug Websites - Criação de Sites e Marketing Digital. © Todos os direitos reservados.