De cada 10 interações de nossa equipe de atendimento com os clientes que procuraram a HUG Websites para criar ou revitalizar sua presença na Internet, metade delas são relacionadas ao Google Analytics, ou seja, saber quantas pessoas já visitaram seu web site e entender o que os dados sinalizam.
Nossos clientes, quando confiam na HUG Websites para criar seu website responsivo, esperam que essa importante ferramenta de divulgação de sua marca, produtos, ofertas e serviços comece a gerar novos negócios o mais rápido possível.
Contudo, nosso papel como especialistas em desenvolvimento e marketing digital, é demonstrar que a criação do website é sem dúvida um passo importantíssimo no estabelecimento de uma presença online, mas é preciso lembrar que esse passo é, na verdade, o primeiro de uma longa jornada.
As pessoas simplesmente não “virão” ao seu website sem serem provocadas ou motivadas.
Pare para pensar um instante e acompanhe um próximo comercial de TV durante o intervalo de seu programa preferido. Será que você consegue notar que, a grande maioria dos anunciantes, sugere uma visita ao website da empresa, curtida na página do Facebook, Instagram, etc. ao final da propaganda?
A ideia é que os consumidores mantenham o “contato” com a marca, independentemente do meio utilizado.
Agora, respondendo à pergunta que motivou este post, a HUG Websites, ao concluir um projeto de criação de um website, habilita um serviço conhecido como Google Analytics.
Em linhas gerais, o Google Analytics funciona mais ou menos assim: a HUG Websites instala um código (fornecido pelo Google) em todas as páginas de seu website.
Este código possui um identificador que, todas as vezes que um visitante acessa seu website, o próprio website envia os dados da visita ao Google e este passa a armazenar todas as informações sobre o acesso para serem analisadas posteriormente.
Quando a equipe da HUG Websites conclui a configuração do código do Google Analytics, “convidamos” nossos clientes a acompanhar os resultados das visitas para que eles mesmos possam ver o que está “acontecendo” e acessar as informações sobre seu website.
Quem acha que o Google é “bonzinho” em ceder acesso a essa ferramenta gratuitamente, está muito enganado.
Alguém arrisca dizer qual é a pergunta que é feita a equipe da HUG Websites depois de descobrir como estão as visitas num dado website?
A resposta da charada é “Como aumentar o tráfego em meu website?”
“Como aparecer na primeira página do Google?” e assim por diante.
O Google Analytics, na verdade, quer estimular seus usuários a contratarem serviços de anúncios no Google (adWords, AdSense, etc.), pois ele “trabalha” em cima de nossa “curiosidade” e, por que não dizer, “ansiedade” em ver os acessos aumentarem (naturalmente esperando uma conversão maior de visitas em novos negócios).
Se você quer saber mais sobre o que precisa ser feito para aumentar visibilidade de seu website no Google, ou mesmo fazer uma manutenção em seu website, fale conosco.
Esperamos ter dado uma visão geral de como você pode acompanhar as visitas em seu website.
E então, pronto para identificar quantos visitantes acessaram seu website?
Conte com a equipe da Hug Websites para buscar essa resposta e para criar ou revitalizar sua presença na Internet.
Ligue hoje mesmo para nossa equipe de atendimento, será um prazer atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.
Até a próxima.
Equipe de Marketing
HUG Websites