Conteúdo atualizado em 15/12/22
Hoje em dia ter um site responsivo não é mais um diferencial é uma obrigação. As pessoas estão acessando cada vez mais a internet através de um smartphone. Isto é um fato comprovado.
O comportamento do consumidor mudou muito com a evolução da internet. Basta olhar para o lado, independente de onde você estiver, notará o quão conectadas as pessoas estão.
Com essa mudança, o desenvolvimento de sites responsivos precisam estar em evidência, para se adptar aos diferentes tamanhos e formatos de tela.
Quer saber mais sobre a importância de um site responsivo para sua empresa e também o que o diferencia dos demais tipos de sites?
Agora vamos ao que interessa para que o seu site não caia em obsolescência.
De uma maneira bem simples, um site responsivo é aquele que adapta o fluxo de navegação levando em consideração o tamanho da tela onde ele será exibido e como o seu conteúdo se adequa aos diferentes formatos.
A criação de um site responsivo é importante para que ele possa ser exibido em qualquer tipo de dispositivo, seja um computador, celular, notebook ou tablet, sem comprometer aspectos visuais de proporções, navegação, acessibilidade e facilidade de leitura.
Esse tipo de site coloca como prioridade a experiência do internauta ao abrir e interagir com a sua página.
Mais a frente falaremos mais sobre como esse item que pode até parecer simples faz toda a diferença.
No caso dos websites “não responsivos” ou tradicionais, desenvolvidos ha cerca de mais de 5 anos atrás não levavam em consideração o acesso dos usuários por smartphones e diferentes tipos de tela.
A prova é que, se você acessar um site “antigo” num smartphone terá uma experiência de navegação ruim, terá que dar “zoom” a toda hora, e os textos nunca estarão no tamanho apropriado para leitura.
Além de tratar a questão da adaptabilidade da tela, a criação de um site responsivo também tem como características:
Como enfatizado acima, todas essas funcionalidades existem para proporcionar uma ótima experiência ao usuário não importa em que plataforma (mobile ou não) ele esteja utilizando.
Enfim, a criação de site responsivo sempre leva em conta estar preparado para representar bem sua empresa. Lembre-se que não há uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.
Assim, considere que a modernização de seu principal meio de comunicação com seus clientes merece um “upgrade”.
Mas agora você deve estar se perguntando “por que investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de um site responsivo?”, certo?
Bem, as vantagens são diversas e vamos abordar um pouco disso mais a frente. Mas já adiantamos, em tempos atuais não há espaço para sites que não sejam adaptáveis às mais diversas plataformas disponíveis para os usuários.
Além disso você pode utilizar algumas ferramentas online para testar a responsividade. Como por exemplo o RPS ou o próprio Google Mobile Friendly.
Bem, sem mais delongas, vamos aos motivos pelos quais a sua empresa deve ter um site responsivo.
Mais e mais pessoas estão à procura de serviços e produtos on-line.
Os hábitos de consumo mudaram de forma brutal, influenciado por vários fatores que vão desde a proliferação de dispositivos móveis, advento das redes sociais ao barateamento do acesso a redes de banda larga.
Estamos cada vez mais dependentes exclusivamente da Internet para buscar informações, saber mais sobre produtos, pesquisar e descobrir onde ir, viagens, compras, o que fazer, se relacionar, etc.
Atualmente não se imagina mais comprar uma casa, carro, eletrodoméstico, entre outros, sem uma extensa pesquisa na Internet, procurar emprego, produtos, serviços e até o amor de sua vida sem o apoio dessa importante ferramenta.
As pessoas simplesmente esperam encontrar as informações que precisam na Internet, primeiro se informando online e assim tomam as decisões de ação.
Com um site bem projetado, fácil de ser encontrado, sua empresa torna-se uma opção e aparece para potenciais clientes.
Estar fora da Internet, sem um site que seja facilmente acessado por dispositivos móveis é estar fora do jogo, é deixar a concorrência nadar de braçada!
Então vamos a lista!
Colocar seu site em seus cartões de visitas, assinatura de e-mail, folder ou outros meios de anúncio, levarão as pessoas para um local onde encontrarão mais informações sobre seus produtos e serviços e permitirão que elas o indiquem para amigos ou familiares.
Quanto mais pessoas souberem sobre você e sua empresa, maior é o número de clientes que seu negócio atingirá, evidentemente, isso significa mais lucro, dinheiro no bolso. Isso também pode ser considerado uma estratégia de branding, ou seja, construir uma marca mais forte e evidente!
Com um site flexível sua propaganda e ações de marketing digital estarão disponíveis 24 horas por dia!
Já parou pra pensar nisso?
Você pode criar páginas, demonstrar os produtos através de imagens, criar conteúdo relevante para sua audiência, tudo para que clientes em potencial (ou seus clientes) comprem seus produtos e serviços.
Pare por um instante e preste atenção numa propaganda do rádio ou observe que ao final de um comercial a orientação para um espectador buscar mais informações. Já matou a charada?
Um website compatível com smartphones e tablets é um dos principais meios de promoção de suas ofertas e potencializa o contato dos consumidores com a marca.
Ademais será uma importante fonte de busca a respeito dos seus produtos e serviços, além da sua empresa como um todo. Se o internauta não conseguir acessar facilmente a informação através do celular, muito provavelmente ele não irá procurar mais.
Mas como isso?
Imagine que você (ou sua equipe) responda as mesmas perguntas de clientes diferentes ao longo de um dia.
Agora imagine as respostas publicadas na Internet. O que sua equipe pode fazer com o tempo “livre” se os clientes já têm as respostas para suas principais dúvidas respondidas? Será que eles não podem ir atrás de mais (e novos) clientes?
Somente reforçando o ponto que a “versão para dispositivos mobile” do seu site será uma ótima e conveniente fonte de informação para muitos dos seus clientes.
Referências, casos de sucesso, descrição de produtos e muito mais pode ser colocado em um web site.
Ele deve ser enxergado como uma importante ferramenta de vendas e o melhor, trabalhar para você 24h por dia.
Ademais, sites adaptados para diversos tipos de telas atraem mais acessos, sendo os dispositivos móveis responsáveis por cerca de 77% das buscas realizadas no maior buscador disponível hoje, o Google.
E isso tudo em locais que esses indivíduos provavelmente teriam acesso a um computador: seus respectivos lares e trabalhos. A resposta da empresa foi justamente dar maior visibilidade a sites que sejam mobile-friendly.
Em outras palavras: mais cliques igual a maior probabilidade de vendas.
Seu website pode ter uma opção do tipo “Indique para um amigo”. Assim, terceiros estão “assinando embaixo” e referenciando para outros a confiança depositada em seus produtos e serviços.
O compartilhamento pode ser ainda facilitado para esses dispositivos, somente ao adicionar um botão com essa função, o link da página pode ser encaminhado para qualquer aplicativo!
Não sei se você já reparou, mas muitos websites pedem para que as pessoas registrem seus e-mails para receber mais informações ou promoção de produtos e ofertas.
Um website responsivo é um meio importante para identificar e se relacionar com clientes em potencial, pois dividem, de maneira espontânea, informações sobre seus interesses, hábitos de compra, etc.
Isso, em outras palavras, se chama conversão e qualificação de Lead. Esses leads, quando bem encaminhados no funil de vendas, tem grande probabilidade de virarem clientes fiéis de sua empresa.
Diferentemente de receber e-mails de seus clientes, um web site responsivo pode ser a “porta de entrada” para contato com uma empresa.
Lembre-se que nem sempre você poderá atender um telefonema e talvez a próxima grande venda virá de um cliente que decidiu contatá-lo as 3h da madrugada, depois de conhecer mais de seus produtos e ofertas em seu website.
A mídia impressa, infelizmente, ainda é utilizada por empresas para ação promocional, evidentemente com menos eficiência.
Por que não criar um catálogo virtual, promoções, etc. em seu site?
Você estará atingindo um público muito maior como também contribuindo com o meio ambiente!
Além disso, acredite, essa é uma boa forma de iniciar uma onda ecofriendly que dará a sua empresa um ótimo status e será um grande diferencial frente aos seus concorrentes. E falando neles, preste atenção no último tópico.
Se seu principal concorrente tem um site e ele já é responsivo, você precisa ter um, e melhor.
Simples assim!
Quer saber o que é mais simples ainda?
Contar com o apoio de uma empresa que reúne ótimos profissionais em desenvolvimento de sites responsivos do mercado, e que atende empresas dos mais variados segmentos e tamanhos, posicionando marcas, produtos e ofertas na web.
Com certeza uma empresa especializada em desenvolvimento pode te ajudar a fincar a bandeira na Internet criando um ótimo site responsivo, ou seja, compatível com os dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc).
Depois de ler esse post, acesse o nosso site (HUG Websites) a partir de um smartphone e ao mesmo tempo de um computador, note como as mensagens, mesmo em telas diferentes aparecem de maneira fluída, com fontes de tamanho adequado e de fácil navegação.
Este artigo sobre site responsivo foi útil? Deixe seu comentário
Equipe de Marketing
HUG Websites