O mundo online é um universo virtual com centenas de milhões de informações facilmente disponíveis, com recursos que abrangem praticamente todos os aspectos da nossa vida cotidiana.
Uma das características que se destacam nesse ecossistema digital é a diversidade de tipos de sites que estão disponíveis para acesso.
Cada um desses tipos de websites são projetados com um propósito específico, com o objetivo de atender às necessidades variadas dos usuários que buscam por informação e entretenimento no mundo todo.
Neste artigo, iremos abordar a diversidade de tipos de sites que existem, as características de cada um deles, e qual o ideal e que dá mais visibilidade para o seu tipo de negócio, revelando como eles desempenham um papel fundamental na comunicação, comércio, vendas, conhecimento e muito mais.
Mas uma coisa é importante ressaltar: se você tem uma empresa e ainda não possui um site, fique atento pois a concorrência está deixando você pra trás!
Para iniciar, o primeiro ponto que precisamos definir é o que se caracteriza como um website. Sem mais delongas vamos ao que interessa.
Apesar de ser algo simples de entender nem todas as pessoas tem a clareza do que realmente se caracteriza como um site.
Um site, abreviação de "website," é um conjunto de páginas eletrônicas relacionadas e interligadas entre si que ficam armazenadas em um servidor da web e podem ser acessadas pela internet.
Cada página de um site pode conter texto, vídeos, links, imagens, entre outros elementos multimídia.
Os sites são criados utilizando linguagens de marcação, como HTML (Hypertext Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets) e, muitas vezes, scripts ou linguagens de programação, como JavaScript.
Podemos considerar que 90% do que acessamos online são classificados como sites, cada um com suas características.
Mas afinal, quais são os tipos de sites que existem.
Precisando de uma agência para desenvolver seu website? Entre em contato com a HUG Websites.
São sites que se destinam a venda online, que pode ser um serviço, produto, cursos, ingressos, entre outros.
Alguns exemplos de lojas virtuais: mercadolivre.com.br, ebay.com, amazon.com, ingressos.com, magazineluiza.com.br e tantos outras centenas de milhares de e-commerce que vendem e concretizam a venda de forma virtual.
Se a sua empresa trabalha com a venda de produtos, é muito importante também vender online. É extremamente aconselhável a criação de um comércio eletrônico, dessa forma será possível atender não só a sua região, mas todo o cenário nacional, o que irá expandir a área de atuação e influenciar diretamente no faturamento do seu negócio.
Um site institucional é bem diferente de uma loja virtual. Não tem o intuito vender produtos ou serviços online. Tem como principal objetivo de mostrar a empresa/marca no ambiente virtual.
É um tipo de site que serve mais como uma apresentação online para promover sua empresa ou marca.
Atualmente todos as empresas devem ter um site. Não há como ficar de fora da internet. Se sua empresa não tiver um site na internet é como se ela não existisse.
Os portais de notícias fornecem notícias atualizadas sobre uma gama ampla de diferentes tópicos. São mais utilizados por meios de comunicação. Podem ser utilizados por grandes corporações, porém em formato de blog que é o mais comum.
Esse tipo de site pode ser genérico e exibir todo tipo de notícia ou pode trabalhar com um nicho específico como por exemplo: gazetaesportiva.com, espn.com.br, rollingstone.uol.com.br, adorocinema.com, etc.
Alguns exemplos de sites de notícias: g1.globo.com, cnnbrasil.com.br, r7.com, estadão.com.br, cartacapital.com.br, etc.
Uma landing page (LP) ou página de destino, em português é um dos tipos de sites desenvolvido com um propósito específico em mente, geralmente como parte de uma estratégia de marketing digital.
A LP é uma página criada para direcionar o tráfego da web para uma ação desejada, como preencher um formulário, fazer uma compra, inscrever-se em uma newsletter, fazer o download de um material ou qualquer outra ação que represente uma conversão.
São muito utilizadas em campanhas de marketing digital de tráfego pago (anúncios), ou sejam, anúncios que direcionam o clique para uma página de destino.
Se você está anunciando, seja no Google Ads, Facebook ou Instagram, é extremamente recomendado ter uma LP, já que ela tem como objetivo converter o tráfego em leads.
O site one page (site de página única) tem um formato mais resumido. É uma forma mais simplificada de ter presença online. Nesse tipo de site todo o conteúdo fica em uma única aba e vai rolando verticalmente com todos os textos, fotos e vídeos na mesma página.
Empresas que estão iniciando e querem ter uma boa apresentação online e ainda não possuem tanta informação para fazer um site com diversas páginas se utilizam bastante desse formato.
Um blog geralmente fica dentro de um site ou pode ser desenvolvido separadamente de acordo com a estratégia adotada. São divididos em diversas categorias para que os artigos sejam bem classificados.
Os blogs corporativos servem para uma interação com o público-alvo, com a disponibilização de diversos conteúdos para leitura durante a jornada de conhecimento.
Neles são publicadas notícias e informações sobre a empresa ou determinado assunto em específico. Muito recomendado e utilizado para quem trabalha estratégias de marketing de conteúdo.
Como já vimos acima, existem muitos tipos diferentes de sites na internet, cada um projetado com um propósito específico em mente. Abaixo, vamos listar outros tipos de sites e explicar para que servem:
E assim listamos diversos exemplos dos muitos tipos de sites que existem. Cada um atendendo a necessidades específicas, desde fornecer informações, vendas, entretenimento até facilitar transações comerciais e conexões sociais.
Dessa forma, com toda essa gama de informações fica muito mais claro e objetivo escolher qual é o tipo de site ideal para sua empresa, e que mais vai atender as demandas estratégicas do seu negócio, não é mesmo?
Gostou deste conteúdo sobre tipos de sites? Deixe seu comentário.
Como está o marketing da sua empresa? Precisando de uma agência para atrair mais clientes? Entre em contato conosco.
Hug Websites
Consultoria estratégica e gestão de tráfego para você conquistar mais clientes.