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Sites Institucionais e ecommerce. Entenda as diferenças

Você sabe quais são as diferenças entre sites institucionais e ecommerce (loja virtual)?

Pois é, como existem diferentes tipos de sites muitas pessoas se confundem entre essas definições. Se você é um deles, saiba que não é o único.

Isso é bastante comum, já que ambos são websites. Porém, cada um possui características e propósitos bem diferentes, especialmente no tipo de oferta que é oferecido.

Precisa criar um site para o seu negócio e não quer cometer nenhum erro ao diferenciá-los?

Então vamos as diferenças.

Primeiro, qual a diferença entre eles?

Bem, nada te impede de ter ambos, afinal, seus objetivos são completamente diferentes, contudo, sites institucionais são voltados para a apresentação do negócio.

Sabe quando você quer saber mais sobre uma empresa? É no site institucional que você vai encontrar as informações que esta buscando.

Quando falamos sobre um e-commerce estamos tratando diretamente de vendas online. Esse tipo de site nada mais é do que uma loja virtual, que objetiva vender serviços ou produtos online, ou seja, o processo de compra se efetiva no ambiente online.

Abordagens bem diferentes, certo?

Contudo deve-se ter bastante cuidado com esses conceitos na hora de colocá-los em prática, afinal, qualquer negócio objetiva vender algo, então, qual é o ponto que diferencia esses dois sites e quando cada conceito é melhor aplicado?

Bem, para entender melhor quando usar um site institucional ou para e-commerce, continue lendo este artigo.

Qual é o melhor tipo de website para o seu negócio?

Uma Ferrari e uma caminhonete Hilux são a mesma coisa, carros. Contudo, ao fazer essa comparação fica claro que ambos são veículos com objetivos completamente diferentes. Enquanto um é extremamente exportivo e luxuoso o outro serve para trabalhos mais pesados.

Esse mesmo conceito pode ser aplicado para os tipos de sites, já que cada um possui características e objetivos diferentes, contudo, continuam sendo a mesma coisa em seu cerne, páginas da web.

Para saber qual é o melhor tipo de website para o seu negócio, é necessário que você entenda as características de cada um deles.

Vamos começar falando do site institucional.

Acompanhe a seguir!

Site institucional

O principal objetivo desse tipo de site é passar confiança e autoridade ao visitante.

Nele, você encontrará dados de contato, endereço da loja física ou escritório, um resumo sobre a história da empresa, links para as redes sociais e descrições sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

sites institucionais e e-commerce

Alguns sites institucionais também apresentam um blog, onde publicam dicas para o consumidor e notícias relacionadas à empresa, área de atuação, dados mercadológicos e outras informações relevantes para o público alvo – inclusive é a estratégia de marketing de conteúdo que gera grande parte da autoridade que acompanha uma marca.

Do ponto de vista técnico, criar um site institucional não é complicado ou demorado.

Caso o site conte com um blog, um dos trabalhos importantes é mantê-lo atualizado sempre com novos conteúdos, além de manutenções como: atualização de plugins, atualização da plataforma o qual o site foi desenvolvido, backups periódicos e segurança.

Ao contrário do que muitos pensam, sites institucionais também servem para aumentar as suas vendas, como já mencionamos em outros artigos, aqui mesmo em nosso blog.

Pode parecer uma tarefa simples, contudo, a criação desse tipo de site é algo que demanda tempo e expertise, afinal, não é qualquer criação que pode ir ao ar, tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes.

Mas porque todo esse cuidado para um site de apresentação?

Afinal, as vendas são feitas por outro canal, certo? 

Você contrataria um dentista que tem péssima higiene bucal? Não mesmo!

O mesmo vale para o seu site, é assim que vários dos seus clientes irão te conhecer e por onde o primeiro contato com a sua empresa muitas vezes é feito, então é importante que ele seja muito bem estruturado e desenvolvido.

Como ter um site institucional pode impulsionar as suas vendas?

As diversas possibilidades que o mercado digital apresenta atraem muitos empreendedores a investir fortemente nesse cenário. Ir além dos limites do que uma loja física proporciona é uma excelente forma de expandir os seus negócios e impulsionar as vendas.

Ter um site institucional é uma ferramenta indispensável para criar uma presença online sólida.

Para detalhar um pouco mais sobre a importância desse recurso, listamos algumas vantagens que ele apresenta e como isso pode ajudar a sua empresa a conseguir grandes resultados. Acompanhe a seguir:

Possibilita a expansão da marca

Um site institucional bem elaborado ajuda no fortalecimento e expansão da marca, pois demonstra organização, preocupação em detalhar os seus serviços para o público e transparência no processo de vendas.

Além de tudo, ele passa a ser uma espécie de ponto de encontro entre os seus clientes e você, o que é fundamental para gerar bons números.

Presença nos mecanismos de busca

Mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e outros são os locais onde as pessoas mais buscam informações sobre determinadas empresas. Por esse motivo, ter um site institucional possibilita ser encontrado mais facilmente por elas.

Se fazer presente nesses buscadores atende também a uma demanda do público, que é ter mais agilidade para encontrar determinados produtos e serviços na internet.

Permite investir em estratégias digitais

Para se destacar no mercado digital, uma empresa precisa utilizar diversas estratégias como campanhas, estar presente nas mídias sociais e produzir conteúdo relevante para o público.

Grande parte delas necessita de um site para direcionar os visitantes e converter isso em vendas, o que o torna fundamental para os resultados finais.

Permite criar landing pages para anúncios

Landing pages são páginas de destino, ou seja, quando um visitante clica em seu anuncio (Google Adwords, banner, Facebook Ads) ele é direcionado para uma página (landing page) com informações específicas sobre o que é anunciado, aumentando assim a conversão e tornando os seus anúncios mais efetivos.

Fortalece o relacionamento com o público

Um site é também um espaço interativo entre a sua empresa e os visitantes. Inclusive, algumas medidas ajudam nesse processo, como disponibilizar um serviço de chat para conversar com os clientes e tirar dúvidas.

Outro benefício nesse sentido é capturar dados para criar um relacionamento de longo prazo, especialmente com o uso do e-mail marketing. Isso pode ser feito facilmente por meio de uma ferramenta de captura e contribui para realizar vendas futuras.

Auxilia na tomada de decisão

A pesquisa de mercado é natural em todos os meios. Na internet, isso não poderia ser diferente. Utilizar um site institucional que permita uma exposição positiva da sua marca auxilia o cliente na tomada de decisão.

Um outro fator é a chamada prova social, ou seja, a busca por experiências positivas ou negativas acerca do serviço prestado por determinada empresa.

Você pode colocar isso em seu site por meio de depoimentos, incentivando o visitante a realizar a compra.

Proporciona uma boa experiência para o cliente

Mais do que um excelente custo-benefício, os clientes buscam também por boas experiências. Ser bem atendido, contar com um suporte adequado e ter facilidade para realizar o processo de compra são alguns exemplos.

Investir em um site institucional ajuda a proporcionar isso, especialmente ao facilitar o acesso para dispositivos móveis, o que contribui para receber um feedback positivo e, consequentemente, para impulsionar as vendas.

Agora que já exploramos bem os sites institucionais, vamos falar de Ecommerce ou Lojas Virtuais como também são conhecidos essa modalidade de sites.

Ecommerce - Conhecendo mais sobre esse tipo de site

Não é à toa que ecommerces também são conhecidos como lojas virtuais. Criar e mantê-las é algo bem mais trabalhoso.

Para começar, o e-commerce precisa ter um nível de segurança maior que o convencional, visto que transações bancárias serão feitas a partir dele, além de cadastros mais extensos com informações do cliente tais como endereço de entrega e cobrança.

Cada um de seus produtos precisa ser devidamente cadastrado no sistema, com pelo menos duas fotos, descrição completa, preço, quantidade em estoque, ficha técnica, entre outros detalhes.

Por isso, é muito importante ter uma ficha completa das características do produto e/ou serviço disponibilizado.

sites institucionais e e-commerce

Quando falamos de produtos físicos, o trabalho aumenta ainda mais.

Os pedidos feitos pela internet precisam ser contabilizados por um sistema que cuide do seu estoque para evitar que as pessoas comprem algo que não está mais disponível, e isso significa que seus funcionários terão que aprender a usar esse sistema.

Além disso, os funcionários terão que passar por outros tipos de treinamento, como o de atendimento online e o de envio das encomendas (pedidos).

Em alguns casos, claro, ter um e-commerce pode não ser tão complicado. Uma locadora de carros que tem poucas dezenas de veículos em seu catálogo terá menos trabalho que uma livraria, por exemplo.

Mas é importante lembrar que uma loja virtual sem divulgação dificilmente terá uma receita em vendas e o sucesso esperado além de estar preparada para receber visitas através de dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc).

É aqui que caímos no mesmo cenário que os sites institucionais, o seu site de vendas deve ser visualmente pensado para favorecer o processo de compra.

Se todas as informações relevantes do produto, assim como funções como a do botão comprar não estiverem à disposição do cliente, pode ter certeza, será um empecilho no seu sucesso.

A construção de um site desse tipo leva em conta muito da psicologia do comportamento humano e também é uma ciência de tentativa e erro. Sendo assim, você terá que estudar o que funciona melhor para o seu público alvo no fim das contas.

Como ter um site de vendas de sucesso?

Ter um site de vendas é conviver com a competição. Segundo dados da consultoria Big Data, o Brasil conta com 10,5 milhões de sites e concluiu que 3,54% deles são dedicados ao comércio virtual (354 mil lojas virtuais aproximadamente). Se surpreendeu, né?

Como você pode ver, é um mercado bem concorrido. E só obtém bons resultados os negócios virtuais que apresentam uma estratégia eficiente, pautada em decisões capazes de aumentar o engajamento com o público e gerar conversões.

Não existe uma fórmula mágica, mas sim um caminho que exige atenção, planejamento e comprometimento.

Vamos aos pontos fundamentais:

Crie um ambiente atraente

Um ambiente atraente é agradável aos olhos e tem especificidades para que a navegação seja mais fácil e dinâmica, a fim de contribuir para uma boa experiência do usuário e efetivação da compra.

Isso quer dizer que os ícones precisam estar bem aparentes, os filtros de buscas funcionando, formulários rápidos, fontes com tamanhos adequados para leitura, fotos otimizadas e com boa qualidade, login social (com informações das redes sociais para evitar preenchimento de formulários longos) e tudo o que for necessário para conduzir o comprador a uma compra intuitiva.

Ofereça meios seguros de pagamento

Os meios de pagamentos precisam ser seguros para as duas partes, comprador e vendedor. O que requer um intermediador de pagamento e avaliação de riscos.

O primeiro (comprador) irá concluir transações utilizando os principais formas de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência bancária e etc).

A avaliação de riscos pode ser interna ou externa e inclui políticas de segurança e protocolos que devem ser seguidos a cada venda para evitar fraudes, tais como:

  • avaliar pedidos;
  • em suspeita de fraude entrar em contato com o titular do cartão para ter certeza que é ele o comprador;
  • usar protocolo https na sua loja virtual;
  • certificação de segurança (site seguro), entre outras medidas.

Descreva adequadamente os produtos

O ideal é escrever e não copiar e colar as informações de outros sites ou do fabricante do produto.

É preciso fornecer uma boa descrição, com informações que irão cativar o público e informações técnicas como medidas, peso, cores disponíveis entre outras.

Seja verdadeiro, uma vez que a compra feita com uma descrição com informações erradas gera insatisfação e publicidade negativa.

Fotos nítidas e de diferentes ângulos são muito importantes para impactar o cliente e aumentar o desejo em adquirir o produto.

Melhore o engajamento com o público

ter um site de vendas é bom e gera engajamentoSeja íntimo do seu consumidor, independente dos canais que utiliza para se comunicar com ele.

Marque presença nas redes sociais que ele está, converse com ele, procure saber o que precisa, estimule a compartilhar sua opinião nos comentários e conteúdo que você posta e esteja sempre perto tirando dúvidas e respondendo o mais breve possível e prontamente aos chamdos e comentários.

Ter uma relação mais próxima favorece as conversões e gera confiança.

Além disso, o consumidor passa a se identificar com a marca, gerando conteúdo espontâneo e capaz de gerar publicidade gratuita e mais convincente, afinal é um cliente (comprador, usuário) que está falando e isso tem uma relevância enorme para suas vendas.

Meça seus resultados

Medir os resultados auxilia na tomada de decisões, identificar quais estratégias estão funcionando, quais as precisam ser aperfeiçoadas, quais produtos estão vendendo mais, quais páginas são mais acessadas, que tipo de promoção/divulgação performou melhor entre outras métricas.

Elas são indispensáveis para o sucesso do negócio, servindo de base para conclusões pertinentes acerca das ações tomadas.

Entre as métricas que auxiliam o e-commerce estão:

  • Leads gerados;
  • Taxas de conversão;
  • Custo por clique;
  • Custo por lead;
  • Ticket médio;
  • Abandono de Carrinho de Compras
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

ter um site de vendas - importância das métricas de resultados

Além dessas métricas, é possível verificar de onde os clientes vieram (buscador, outras páginas, redes sociais, etc.), o Retorno Sobre o Investimento (ROI) entre outras que facilitem as ações e proporcionam o ambiente ideal para ter um site de vendas de sucesso.

Concluindo

Esses dois tipos de sites, com certeza, trazem muitos benefícios para o seu negócio, mas a escolha entre um ou outro depende do que você comercializa e da estrutura atual da sua empresa.

A sua empresa está pronta para arcar com os maiores custos e todo o operacional que uma loja virtual exige ou você quer apenas usuários interessados em serviços?

Você realmente precisa vender produtos/serviços online ou o seu objetivo é trazer pessoas ao seu ponto de venda?

Esses são alguns dos pontos que precisam ser analisados antes de solicitar a produção de um website, e, assim, decidir entre um site institucional e ecommerce (loja virtual).

meio digital oferece muitas oportunidades e vantagens e cabe a você e sua equipe aplicar as boas práticas e conhecimento para gerar valor para o seu cliente e consequentemente para o seu negócio.

Também é importante estar atento as novas tecnologias para que você possa implementá-las em sua loja virtual para ter um site de vendas de sucesso.

E lembre-se sempre de:

  • Criar um ambiente atraente
  • Oferecer meios seguros de pagamento
  • Descrever adequadamente os produtos
  • Melhorar o engajamento com o público
  • Medir os seus resultados (analisar o que os gráficos estão mostrando lhe dará uma visão mais clara para nortear suas ações com mais assertividade).

Como você pode ver, ter um site de vendas (e-commerce) de sucesso não é uma tarefa simples, mas com a busca de conhecimento, investimento e dedicação, com certeza valerá a pena.

Se você ainda tem dúvidas sobre como o seu site deve ser criado, leia o nosso artigo sobre quais itens um bom site precisa ter. É uma leitura fundamental para quem está pensando em criar um site ou até mesmo atualizar o atual.

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Até a próxima!

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3 comments on “Sites Institucionais e ecommerce. Entenda as diferenças”

  1. boa tarde,

    Gostaria de um orçamento, minha empresa tem hoje, um nível de pequeno porte a médio porte. Meu interesse é:
    site institucional e plataforma de treinamento.
    Fico no aguardo de um contato.
    Desde já agradeço.

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