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O poder de um “único post” na era das mídias sociais. Viralização das mensagens na era digital.

Essa de “falem mal, mas falem de mim” numa era onde as pessoas acessam informações instantaneamente, seja usando um celular no caminho de trabalho, na fila de atendimento de uma instituição pública, um computador ou um tablet em casa ou no escritório, pode ser algo muito bom para sua marca, mas também ruim, no caso de um “deslize”.

A amplitude de uma manifestação “boca-a-boca” em tempos de Twitter, Facebook, Snapchat, Instagram, etc., é muito, mas muito, grande.

Não é segredo que as mídias sociais permitem que empresas dos mais variados segmentos, através de estratégias de marketing digital, atinjam novos públicos e promovam seus serviços, ofertas e produtos, de uma maneira mais “inteligente”, efetiva e barata quando comparadas as mídias tradicionais.

O problema é o poder de um único post e seu alcance quando algo vai mal.

Num artigo publicado recentemente pela Folha de São Paulo, o autor destaca como o poder de “viralização” um único post feito por alguém, com aproximadamente 450 amigos no Facebook, derrubou o faturamento de uma marca de catchup no Canadá durante meses.

A história completa você pode conferir nesse link https://goo.gl/0XbDVt, porém, mais do que destacar a história em si, a ideia aqui é convidá-lo a pensar nas redes sociais como aliada para os momentos de “alegria”, seja quando promovemos uma ação, oferta ou celebramos as “vitórias” do dia-a-dia, mas também como uma ferramenta de comunicação quando algo não vai tão bem como esperávamos.

Controlar “crises” como a passada pela marca de catchup não é uma tarefa simples. A sugestão de uma empresa de marketing ou gestão de crise passaria por três passos:

1) um comunicado se desculpando pelo “deslize”

2) a criação de uma oferta exclusiva para aqueles que se manifestaram (representando um pedido de “desculpa”, porém concentrado naqueles que ampliaram o alcance da mensagem)

3) estabelecer um plano imediato pela continua busca da melhoria dos processos acompanhadas de manifestações em redes sociais comprovando os resultados alcançados

Essa regra de ouro (três passos acima), poderiam diminuir o impacto negativo da propagação “viral” do “deslize” e permitiria que a mesma ferramenta usada para “desconstruir” uma relação, seja usada para “reconstruir” a ponte com seus consumidores, clientes, parceiros, etc.

Agora, independentemente de sua empresa ter uma estratégia para uso de mídias sociais definida, ter uma atuação baseada em valores como a ética, a responsabilidade social, o respeito às leis e as normas comerciais, dificilmente fará com que sua empresa seja vítima de uma “viralização” negativa.

Porém se isso acontecer, suas ações (a resposta ao fato) falarão mais alto que qualquer manifestação no mundo das redes sociais.

E se por ventura sua empresa precisar de ajuda para navegar nesse mundo das redes sociais e revitalizar sua presença digital, não deixe de contatar uma agencia ou empresa que entenda do assunto.

Juntos é possível desenhar os passos e o caminho a ser seguido para criação de seus canais sociais, além de um website alinhado as novas tendências e compatível com dispositivos móveis. Tudo para que seus clientes só falem bem de sua marca!

Equipe de Marketing
HUG Websites


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