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Site barato: é possível criar uma presença digital sem investir?

Quando o objetivo é aumentar as vendas, as empresas buscam inúmeros caminhos e estratégias para conseguir alcançar suas metas.

Mas todas as ações, de uma forma ou de outra, acabam apontando sempre para a melhoria do seu principal veículo de promoção: o site da sua empresa.

Hoje, em tempos de retração econômica, os pequenos empresários conseguem criar um site barato e realmente eficiente?

A resposta para essa pergunta é NÃO.

Outro ponto a se destacar é que o que pode ser barato para um pode ser caro para outro. É muito relativo.

Onde tudo praticamente gira em torno da internet, deixar de investir no seu site não é uma estratégia inteligente.

Existem modelos de negócio que permitem que você não gaste nada na implementação de um site.

Isso mesmo, absolutamente nada!

Mas a grande questão é que você vai gastar seu tempo, que deveria estar aplicado em áreas que você domina e fazem o seu negócio crescer.

Então se você considerar o custo do seu tempo não é bem assim, concorda?

As plataformas "gratuitas" não são tão boazinhas assim, pois nenhum negócio se mantém sem uma forma de rentabilizar. Muitas vezes seu website será hospedada sob um domínio que não é seu e que, com seu consentimento, vai ser recheada de anúncios, que pode ser da plataforma em questão ou até de terceiros.

Também é importante esclarecer que quem fará todo o trabalho de edição de imagens, criação de conteúdos e layout para o desenvolvimento do site será você mesmo.

Enfim... se o seu objetivo é gastar o mínimo com a criação de um site, ainda não inventaram nada mais em conta do que a opção “de graça”, mas desejamos sorte para você ao optar por esses modelos gratuitos.

Na verdade, o principal problema de desenvolver sua presença na web vinculada a uma terceira marca é não ter a oportunidade de posicionar sua empresa de uma maneira profissional e mais atraente.

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No entanto, existem maneiras de montar um site com um custo acessível para seu negócio.

Existem empresas no mercado que poderão te auxiliar nessa tarefa, com custos que no final das contas vai valer muito a pena, e o resultado final será infinitamente melhor.

Mas caso você de decida encarar essa tarefa por conta própria ou queria saber mais sobre a construção de um site, continue lendo pois abordamos alguns pontos importantes que você terá que trabalhar.

Site responsivo

Um site com um template responsivo é aquele que se adapta à resolução de qualquer tela em que for exibido, o que favorece a experiência do usuário.

Nos últimos anos, aliás, o Google tem dado preferência às páginas mobile friendly (adaptada para celulares) nos resultados das pesquisas.

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Se uma pessoa está na rua e visita a sua página, em poucos segundos ela é capaz de decidir se continua navegando nela ou procura outro site.

A velocidade do carregamento do seu site é um item importantíssimo e o Google também avalia isso ao definir o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca.

E muitos sites "gratuitos" não levam isso em conta, ou muitas vezes são "ignorados" pelo Google.

Por isso, nos dias de hoje, os sites, além de apresentar um visual agradável, precisam atentar também para as demandas de mobilidade e praticidade.

Por que o site precisa ter um design responsivo?

Com o boom dos dispositivos móveis, as pessoas ficam conectadas à internet o dia inteiro praticamente.

Nesse cenário, a partir de 2014, o smartphone passou a ser o principal meio de acesso à web no país. E é óbvio que sua empresa não pode ignorar essa tendência.

Por exemplo, se antes um usuário lia seus e-mails na tela do computador, hoje já se percebe que o celular avançou incrivelmente nesse tarefa.

Na realidade, é a praticidade que determina como a informação será acessada. Portanto, o design responsivo deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade.

Continue lendo e saiba mais sobre isso.

Experiência do usuário

O termo experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) não é uma área nova no campo de design. Contudo, tem ganhado força com o crescimento do uso de mobiles (celulares).

No mundo virtual, podemos dizer, de maneira resumida, que o UX é o conjunto de sentimentos e vivências que um visitante tem ao acessar o seu site.

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Se você fica muito satisfeito ao usar uma página, é natural que você volte outras vezes e também multiplique sua experiência positiva, compartilhando sua opinião nas redes sociais, por exemplo.

Não é assim?

Muita gente faz isso.

E para que o usuário fique satisfeito, seu site precisa ter o que ele está buscando, ter um conteúdo útil facilmente acessível e cumprir o objetivo para o qual foi criado.

Por isso, o UX tem quatro pilares de desempenho que devem observados na construção e disponibilização de conteúdos na internet: usabilidade, utilidade, acessibilidade e funcionalidade.

Dificilmente, um site nos moldes "barato" ou a custo zero, terão todos esses requisitos, porque não será alguém qualificado e com a experiência necessária que o estará desenvolvendo. Os níveis de efetividade serão muito baixos.

Vale a pena investir no ranqueamento da página?

É claro que sim!

No mundo digital, já não é suficiente apenas montar um site para o seu negócio. É fundamental que a sua página esteja bem posicionada em buscadores como o Google e o Bing.

Afinal, são eles os grandes responsáveis por movimento e otimizar grande parte do tráfego na web.

As técnicas de ranqueamento são chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Existem as que trabalham fatores On Page, como a identificação das palavras-chave adequadas ao seu público-alvo, e Off Page, que são mecanismos que indicam sites relevantes para a sua página, como o link building (links em outros sites que apontam para seu website).

Com um site responsivo, rápido e que oferece uma boa experiência ao usuário, sua empresa já sai na frente dos concorrentes, sabia?

E isso é muito bom para o seu negócio!

Conclusão

Até é possível criar um site com baixo custo, mas que seja eficiente e te traga resultados, provavelmente não.

Pense no que você deseja para sua empresa e quais os objetivos de crescimento você se está buscando. Um bom site vai ajudar em muitas ações de marketing digital e prospecção de clientes.

E lembre-se, o seu site precisa tocar, encantar e estimular o visitante a se tornar seu cliente.

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Equipe de Marketing
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