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Cresça e apareça! Como investir em presença digital para empresa.

Segundo o IBGE, a internet chega a 70% dos brasileiros, com milhões e milhões de pessoas conectadas a internet. Tal quadro aponta a importância de as empresas investirem em sua presença digital para ter mais sucesso nos negócios.

Contar com site e perfis em redes sociais já não é mais uma questão de escolha, mas de necessidade das empresas. O perfil dos consumidores mudou com a internet e, hoje, eles estão no controle e têm mais ferramentas para apoiar as decisões de compra que fazem.

Uma presença digital sólida é fundamental para criar mecanismos de relacionamento duradouros, apresentar a sua marca como autoridade de mercado, promover seus produtos ou serviços, dentre outras ações determinantes para o seu negócio. Por isso as empresas não podem ficar fora do mundo digital.

Separamos neste artigo algumas ações necessárias para aumentar a presença digital e promover o crescimento da sua empresa. Ficou curioso?

Então confira os próximos parágrafos!

Conheça os hábitos dos clientes

As pessoas se comportam de maneiras diferentes na internet: o que elas consomem, onde pesquisam produtos ou serviços, quais os canais de comunicação usam e que tipo de conteúdo preferem.

Essas informações são importantes para fortalecer a sua presença digital e orientar as ações de marketing.

presença digital

Procure conhecer esses hábitos dos seus consumidores.

Às vezes, eles têm o Instagram como rede social favorita, logo a sua empresa deve estar lá e não no Snapchat ou Twitter.

Ou talvez essas pessoas chegam até as empresas por meio de conteúdos em blogs. Nesse caso, o melhor investimento é em SEO (Search Engine Optimization – Otimização para buscadores - são técnicas que permitem melhorar o posicionamento das páginas de um site nos buscadores e obter mais visitas).

E existem muitas outras estratégias! Você deve conhecê-las, testá-las e definir qual delas é melhor para sua estratégia.

Crie conteúdos eficientes para presença digital

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de divulgação e é importante usá-lo. As pessoas utilizam buscadores – como o Google – para encontrar produtos, serviços e se informar sobre as empresas.

A produção de conteúdo é eficiente para que o seu negócio seja encontrado na internet.

Portanto, foque em conteúdos que possam atrair as pessoas. Para isso, ofereça dicas e informações valiosas que, ao mesmo tempo, despertem o interesse do cliente em potencial e demonstrem que a sua empresa é uma autoridade no mercado em que atua.

Faça um blog com esse material e faça o link building (tática de adquirir links de outros sites com referência para seu website).

Desenvolva um bom site

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Dentre as estratégias de marketing digital, o site é uma das principais peças. Ele contém todo o seu material institucional, lista de produtos, tabela de preços e, também, um canal para vendas.

Além disso, o seu blog deve estar vinculado a ele.

O que transforma o site em uma grande vitrine virtual do negócio.

Além de estruturar uma página atrativa e que contribua para o funcionamento do negócio, o site deve ser construído com um design responsivo, pois permite que ele se adapte a qualquer tela.

Assim o seu material é bem visualizado tanto no computador quanto em smartphones e tablets.

Gere engajamento

Criar perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter) é estabelecer mais canais de relacionamento com as pessoas.

Essa relação é construída a partir do fornecimento de conteúdo de qualidade e da resposta que essas pessoas dão às suas postagens.

Esse engajamento acontece por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Se elas estão se engajando é porque você está oferecendo materiais relevantes e o alcance da sua marca tende a crescer.

Por outro lado, se não acontece esse engajamento, a sua abrangência nas redes socais diminui e a sua marca perde importância.

Dessa forma, invista em ações que ações que geram relacionamento.

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Equipe de Marketing
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