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As fases do funil de vendas

Fases do funil de vendas, Inbound marketing, CTA, gatilhos, leads... O marketing digital é cheio de nomenclaturas que pode deixar qualquer pessoa confusa.

Por isso, resolvemos trazer esse texto para que você consiga entender melhor alguns termos e as fases do funil de vendas pelas quais os seus consumidores passarão antes de realizar uma compra, seja produto ou serviço.

O marketing digital surgiu nos últimos anos como um braço do marketing.

marketing digital costuma ser pautado na criação de conteúdo, e-mail marketing, trabalho nas redes sociais, marketing de influência, SEO, (otimização para mecanismos de busca) além de anúncios de links patrocinados. Todas elas, literalmente nascidas no meio online.

Usando todos os recursos e ferramentas para atingir os consumidores, o objetivo é sempre manter um bom relacionamento com o seu público e converter o máximo de indivíduos em consumidores efetivos, e isso só é alcançado através de uma boa tática de marketing.

Esta, deve ser pautada nas fases do funil, que falaremos mais abaixo.

O QUE SÃO AS FASES DO FUNIL DE VENDAS?

Antes de esmiuçar quais são as fases do funil de vendas, que tal falarmos um pouco sobre o que são elas?

fases do funil de vendas

Pautado numa metáfora, esse termo pretende demonstrar a trajetória que o seu consumidor de conteúdo faz até que se torne um potencial comprador de seus produtos e defensor de sua marca.

Retratamos de forma metafórica com o Funil por ser um topo largo, onde existe uma infinidade de leitores e uma porcentagem convertida em consumidores, ou seja, ocorrendo o afunilamento até a compra.

A importância de um bom marketing digital se vê nisso, ao saber que um planejamento de conteúdo sempre será capaz de atrair uma maior quantidade de pessoas ao seu website, aumentando a quantidade de pessoas convertidas.

Bem, sabendo disso, podemos comentar um pouco mais a respeito do motivo da divisão em fases: cada uma “filtrará” o consumidor ao longo do funil de vendas.

A mentalidade dele será ativada por gatilhos e diálogos persuasivos pouco a pouco, até que ele ou ela se tornem consumidores efetivos.

PRIMEIRA FASE: TOPO DE FUNIL - APRENDIZADO E DESCOBERTA

Conhecida como fase da descoberta, é a entrada para a nossa jornada e a mais larga das 3 fases.

conteúdo que é consumido por esse público costuma ser o de atração, já que nessa fase ele ainda não está interessado em adquirir o produto/serviço específico.

Muitas vezes, nessa fase ele não sabe que tem um problema ou uma oportunidade mas sim está apenas buscando informação.

fases funil de vendas

Aqui os conteúdos (artigos de blog, posts de redes sociais, infográficos), são mais genéricos, brando, porém que chame atenção do leitor e tenha títulos atraentes a fim de cativar e despertar o interesse.

MEIO DE FUNIL - RECONHECIMENTO E CONSIDERAÇÃO

Nesta etapa, a busca é para criar um interesse, uma intenção de compra. Nesse momento do funil, o usuário deixa de ser mero visitante para se tornar um indivíduo que procura saber mais sobre o que o seu produto oferece, o problema que ele resolve e os benefícios que você pretende vendê-lo.

Nessa fase de transição, o desconhecido ou o não necessariamente interessado em seu produto se torna alguém que já pensa em consumir o que você oferta e é um cliente potencial para informar dados como nome, email, telefone e WhatsApp, ou seja, é um potencial lead.

Aqui, através de uma landing page (página de captura), abre-se a porta para o envio de e-books, e-mail marketing, tutoriais, guias, vídeo aulas e outros conteúdos que são mais informativos e aprofundados no que concerne ao direcionamento à compra de produtos ou contratação de serviços.

FUNDO DE FUNIL - AVALIAÇÃO

Sendo formado pelo momento de avaliação do produto e posteriormente uma possível compra, o fundo de funil é onde você deve apostar suas cartas mais altas, com páginas no seu site dedicadas ao produto ou serviço oferecido, além de apresentar estudos de cases de sucesso e pesquisa de mercado.

O departamento de vendas deve se situar nessa parte, investindo fortemente em atendimento e direcionamento.

Investir em um atendimento por mídias sociais ou uma equipe de atendimento via e-mail é sempre uma boa nesse ponto, pois por vezes, o cliente está a um passo de fechar negócio e só precisa que algumas dúvidas sejam esclarecidas.

Nesse momento entra a importância de um atendimento online dentro do seu site ou ecommerce, um chat online, que estará sempre disponível em todas páginas, conseguindo converter mais facilmente este lead "aquecido" em um comprador efetivo.

O seu produto/serviço deve ser a solução, sempre. Se portar como o item indispensável e que veio para resolver ou revolucionar o modo com que determinada atividade era feita.

Muitas empresas investem aleatoriamente em campanhas para redes sociais e afins, sem se atentar a isso. Mas, você deve estar se perguntando, como farei para usar esses métodos?

COMO USAR AS FASES DO FUNIL EM SEU FAVOR!

O primeiro ponto importante é preparar seu website para o trabalho de marketing de conteúdo. O desenvolvimento de um blog bem estruturado é o mais indicado, criando conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

fases funil de vendas

Através dele você começará a entregar informações para os interessados nos assuntos que você publica, sempre baseados na persona (perfil do seu público alvo) e palavras chaves que fazem essa ponte.

Criando conteúdos de topo de funil com periodicidade (calendário de posts), você começará a rankear no Google em determinados termos e isso fará com que mais pessoas acessem o seu site.

A partir daí você começará a guiar os seus leitores ao longo do funil, entregando conteúdos de meio de funil.

Outra forma de você fazer as pessoas chegarem até o seus conteúdos é através das redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter), divulgando e ampliando o alcance.

A criação de landing pages para captura de dados desses leads é fundamental para a estratégia de funil. Nela você oferecerá materiais ricos como ebooks, vídeo aulas, guias, etc.

O importante é você entender em que parte do funil os visitantes estão para entregar os conteúdos corretos até o ponto da venda.

Investir numa metodologia inteligente aumentará sua taxa de conversão e sem sombra de dúvidas otimizará o seu processo de aquisição de novos clientes.

INVISTA NO FUNIL DE VENDAS

Com o crescimento do marketing digital, monitorar os clientes e entender seus anseios é fundamental.

Os dados extraídos do seu site (Google Analytics), redes sociais e demais plataformas de comunicação te darão diversos insights para a criação de conteúdos para o funil de vendas.

Invista em conteúdo de qualidade (infográficos, ebooks, webinars) que o seu público terá a percepção que você é uma autoridade no assunto e vai querer te seguir e consumir o que sua empresa tem a oferecer.

Como as pessoas passam cada mais vezes nas redes sociais e em plataformas de divulgação de conteúdo, esse é uma ótima forma de mensurar o que está funcionando e tornará suas ações mais produtivas.

Esperamos que esse conteúdo seja inspirador e leve você a pensar e investir no funil de vendas do seu negócio.

Aproveite as oportunidades e mãos a obra!

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Consultoria estratégica para você conquistar mais clientes.

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