Diversas pesquisas já apontam que um website (ou a home page) tem alguns (preciosos) segundos para capturar a atenção de um visitante e fazer com que ele “pare” e navegue mais.
É óbvio que um visitante chegou ao seu website motivado por algum evento, seja ele pesquisando pelo Google, um anúncio no Google Ads feito por uma agência especializada em gestão de tráfego, uma menção no blog ou de alguma outra forma. O ponto é que reter a atenção do visitante requer não só a criação de um bom conteúdo, como também um design pensado na usabilidade.
Sendo assim, vamos falar um pouco sobre os elementos que a sua home page deve ter para reter o visitante e fazê-lo conhecer um pouco mais sobre sua empresa.
Para começar, vamos deixar o conceito de home page bem definido, afinal, sua definição e função é bastante diferente se traçarmos um panorama com uma landing page, por exemplo.
A tradução para esse termo é “página inicial” e também conhecida somente como home. É nela que, muitas vezes, o internauta conhece a sua empresa pela primeira vez, e a primeira impressão é o que conta.
A partir dela que o visitante terá acesso à todas as áreas do seu site e também aos principais produtos, e outros destaques que venham a ser relevantes, sendo assim, é importante criar uma home page que seja bastante atrativa e contenha um "resumo de tudo o que sua empresa pode oferecer.
A página inicial do seu site precisa ser encantadora e diferente das de seus concorrentes e, além disso, é importante que tenha chamadas para a ação, em marketing digital conhecidos como call to action da sigla em inglês CTA.
Lembre-se, a internet é feita de cliques, assim nosso comportamento natural ao acessar uma página é ir para outra e depois outra. O segredo é fazer com que seu visitante fique o maior tempo possível dentro de seu website.
Um estudo apontou que 28% do tempo de um usuário visitando a página principal (aquela chamada de home page) de um webiste é “gasto” com a leitura de textos.
Esse visitante precisa, rapidamente, encontrar o que procura e tomar a ação necessária para atingir seu objetivo (comprar, ler, recomendar, cadastrar, navegar para outras páginas, etc.).
E essa é a razão pela qual a criação da sua home page não pode ser um “depósito” de informações, onde “tudo” coloca-se ali, mas um guia, uma “recepção”, um local agradável com imagens e mensagens que atraiam a atenção do visitante e despertem a curiosidade em buscar mais informações em seu website.
E, é verdade, as vezes temos tanto a “dizer” e tão pouco “tempo” para atrair a atenção do visitante, por isso esperamos que esse post esteja esclarecendo as razões pelas quais convidamos nossos clientes a considerarem criar uma boa home page e conteúdos para expor mais informações em sub-páginas, blogs, FAQs, etc.
Você pode até pensar que isso é algo ultrapassado e faz parte das antigas páginas coorporativas que apresentavam a empresa com “quem somos”, “missão”, “objetivos”. Bem, você não está 100% errado, contudo, fazer uma breve e criativa apresentação é necessário.
Isso porque diversas pessoas que acessarem o seu site ainda não conhecem a sua empresa ou o que ela faz, sendo assim, um pequeno texto ou imagens se faz necessário para elucidar essa parte.
A identidade visual da sua empresa é uma das coisas mais importantes que ela possui, sendo assim, é necessário mantê-la presente por todo o seu site.
Outro ponto interessante a ser levantado aqui, é que é uma pagina da web, não um dicionário, então nada de enchê-la de textos.
Ninguém terá tempo ou interesse. Ademais, nada te impede de criar outras páginas para falar tudo o que você tem para dizer, só saiba que a sua home page não é o lugar para isso.
Tenha como regra a máxima, menos é mais, então seja sempre direto ao ponto ao criar sua home page e encante até aquele usuário mais exigente.
Se você ainda não está familiarizado com o conceito de site responsivo, então passou da hora. Todos os dias cada vez mais pessoas utilizam dispositivos móveis para navegar pela internet e é extremamente importante que o seu site seja capaz de abraçar essa realidade.
Lembra da época em que para acessar qualquer site pelo celular era necessário ficar andando pela página procurando as opções que você deseja?
Bem, ainda bem que essa situação mudou, hoje é muito mais confortável consumir conteúdo pelo smartphone, inclusive acessando as mais diversas home pages.
Os sites responsivos são aqueles capazes de se adaptar a qualquer tela, seja de um computador, tablet ou smartphone, fique ligado nesse item, ele é muito importante.
Para que a sua página inicial seja ainda mais efetiva, deixe claro os seus objetivos com os famosos Call to Actions (CTA ou chamada para ação em português).
Sabe aquelas mensagens “clique aqui para saber mais”, “continue lendo” ou “compre agora”, esses são ótimos exemplos das famosas chamas para executar uma ação no site.
Assim você estimula o seu visitante a ir para outras áreas do seu site e aprofundar o conhecimento sobre sua empresa e seguir adiante de acordo com a navegação que você planjou.
O maior segredo de criar qualquer home page de sucesso é que ela é feita especialmente para um público alvo. Toda empresa deve conhecer a sua persona e investir no conteúdo certo para fazer com que ela se envolva com o que está sendo exposto.
Se você não sabe por onde começar a montar a sua página inicial é porque ainda não sabe as preferências dos seus clientes, então é por aí que você deve começar: definir a sua persona e estudar seus hábitos.
Então recapitulando, temos os 5 itens para a criação de uma home page que traz resultados:
Esperamos que este post tenha sido um guia e te trouxe informações importantes para você implementar ao criar sua home page.
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Até a próxima!
Equipe de Marketing
HUG Websites
Depois que arrumei minha homepage, deixando o design mais "simples" e funcional, tive uma melhora significativa nos resultados do meu site.
Excelente!! Bom trabalho.
Ficamos felizes em saber Daniel. Parabéns pelo trabalho!
Gostei muito do que li.
Era exatamente o que eu queria saber, assim já saberei como organizar as páginas iniciais dos websites que eu for criar.