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Mobile Marketing: O que é, as vantagens e porque deve fazer parte da sua estratégia de negócio.

Se você divulga ou vende seu produto ou serviço na internet, se você deseja que o seu conteúdo chegue ao seu público alvo e a seus potenciais consumidores, então Mobile Marketing precisa fazer parte da sua estratégia de negócio.

Pesquisas recentes mostraram que no Brasil há mais celulares do que gente. São mais de 240 milhões de linhas de celulares no país, enquanto dados do último censo apontam 209 milhões de habitantes.

Além disso, uma outra pesquisa mostrou que por volta de 86% dos usuários fizeram pelo menos uma compra online no último ano e adivinha: os dispositivos móveis como smartphones foram a ferramenta mais utilizada por quase 70% dos entrevistados.

Não por acaso, o conceito de mobile marketing vem ganhando mais destaque na estratégia comercial das empresas. No post de hoje, entenda o que é o mobile marketing e a importância dele dentro de uma estratégia de marketing digital, principalmente na criação de um site.

O que é Mobile Marketing

É a arte de promover o seu negócio para atrair os usuários de dispositivos móveis. Quando feito da maneira certa, fornece aos clientes ou clientes em potencial que usam smartphones, informações personalizadas, com base em horário e local, para que possam obter o que precisam exatamente quando precisam, mesmo se estiverem em trânsito.

Só por ai já dá para entender a importância dessa estratégia para o seu negócio, certo?

Portanto, Mobile Marketing é uma estratégia de marketing digital multicanal que visa atingir um público-alvo em seus celulares, tablets e/ou outros dispositivos móveis, por meio de sites, e-mail, SMS e MMS, mídia social e aplicativos, de maneira a ganhar e manter a atenção de potenciais compradores. Dica: o conteúdo deve ser estratégico e altamente personalizado.

O marketing móvel é uma peça importante do quebra-cabeça quando se trata de construir qualquer plano de marketing de curto, médio ou longo prazo.

mobile marketing para celulares

De e-mail a pay-per-click (PPC), search engine optimization (SEO), marketing de conteúdo e marketing de mídia social, existe um canal de marketing móvel para alcançar cada parte do seu público onde eles se sentirem mais confortáveis.

Para que o marketing móvel seja eficaz, você precisa organizar uma experiência coesa que os clientes esperam - e isso pode ser um verdadeiro desafio enquanto você trabalha para adquirir, envolver e reter usuários em uma variedade de plataformas.

Assim, definir a estratégia de mobile marketing para sua empresa é essencial para atingir um público que a cada dia consome, forma opinião, recomenda e interage com marcas e ofertas que utilizam seus smartphones como principal meio de interação com o mundo digital.

Em uma estratégia de marketing digital, por exemplo, o marketing para celulares ganha destaque por conta da praticidade e da facilidade de atingir um potencial consumidor.

Seja por meio de um serviço de mensagem ou de um aplicativo de mensagens instantâneas, as ações dessa estratégia costumam ser bastante efetivas.

Porém, é necessário ter em mente que implementar uma estratégia de marketing para dispositivos móveis exige que algumas práticas sejam seguidas, o que envolve agir com bom senso e cautela, entre outras.

Afinal, de que adianta mandar uma mensagem com uma oferta de roupas fitness, por exemplo, para uma pessoa que detesta praticar atividades físicas?

Para aproveitar o poder crescente do marketing digital em smartphones, é importante concentrar-se em criar uma experiência o mais personalizada possível e que tenha os elementos que o seu público espera.

Os principais elementos de uma estratégia para mobile marketing

Ao definir sua estratégia de marketing para dispositivos móveis, você pode considerar os seguintes elementos para que sua empresa ou marca tenha uma presença garantida e de destaque nesse mundo móvel:

o que é ux design para mobile marketing

Sites otimizados para celular

Seu website deve ser compatível com dispositivos móveis (conhecidos como websites responsivos) e estar sempre atualizado (manutenção técnica), o que é essencial para promover uma boa experiência de navegação.

O conteúdo otimizado para dispositivos móveis cabe na tela sem rolagem lateral ou zoom, carrega rapidamente e está livre de erros.

O motivo mais importante para manter um site otimizado para celular é criar uma experiência de usuário que seja consistente e envolvente.

Um pouco mais adiante vamos explorar este tópico mais especificamente.

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Mensagens SMS e MMS de marketing otimizadas para celular

Mensagens SMS (serviço de mensagens curtas) e MMS (serviço de mensagens multimídia) são dois métodos diretos que você pode usar para enviar conteúdo aos clientes, mas é importante usar esses canais com sabedoria.

Ganhe conhecimento das melhores técnicas para enviar mensagens ao cliente com rapidez e repasse as regras fundamentais para uma campanha eficaz, seja promoções, vídeos, alertas de produtos ou lembretes.

Publicidade otimizada para celular e Landing Pages

57% dos e-mails são abertos em plataformas móveis e 69% dos usuários móveis excluem emails não otimizados para dispositivos móveis.

Por isso, é imperativo que seus e-mails tenham um design responsivo. E não se esqueça das páginas de destino (landing pages).

Se o seu e-mail for otimizado para celular, mas leva para uma página que não está otimizada para celular, o visitante provavelmente ficará frustrado e isso é ruim para o negócio.

Tenha um app de sua empresa ou marca para Android ou iOS (iPhone)

Seja para atender uma demanda específica como uma promoção, algo como “instale o app, digite seus dados e tire uma foto com a embalagem do produto”, ou mesmo para navegar por um catálogo e comprar, um aplicativo é uma ótima ferramenta para interagir com seu público de uma maneira criativa e que gera resultados.

Com a estratégia e o roteiro certos, os aplicativos podem fornecer uma oportunidade para gerar um envolvimento profundo com seus clientes.

Tire proveito do poder da segmentação

Anúncios podem ser direcionados para um certo público (faixa etária, gênero, região, etc.) de maneira muito mais assertiva, assim combinar os esforços de propaganda alavancando o poder desse segmento vai trazer resultados muito mais expressivos para os empresários que investirem em mobile marketing.

Portanto, compreenda os compradores e segmente-os de acordo com as personas.

Integre tudo com as redes sociais

Assegure que sua estratégia de mobile marketing considere quais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest, etc) e qual a experiência que seus usuários terão com sua marca ou produtos quando estiverem utilizando essas redes sociais em smartphones.

fases funil de vendas mobile marketing

É algo que não deve ser ignorado (lembre-se que a experiência no Facebook, por exemplo no computador e no smartphone é completamente diferente).

Push Notifications

Aparecem como uma mensagem pop-up em aplicativos ou sites, mesmo se o usuário estiver offline no momento do envio.

Eles são enviados para informar sobre os artigos recentes do blog, as ofertas quentes e as atualizações importantes.

QR Codes

Criado no Japão, QR é a abreviação de Quick Response. São códigos usados ​​para pegar um pedaço de informação de uma mídia e colocá-la em um dispositivo móvel.

Já temos QR codes em anúncios de revista, outdoor, página da web e até mesmo roupas.

Os QR Codes podem armazenar (e apresentar digitalmente) muitos dados, incluindo links de url, coordenadas geográficas e texto.

qr code mobile marketing smartphone celular

Lidos por dispositivos móveis podem fornecer detalhes sobre a empresa, permitindo que os usuários pesquisem por locais próximos e outros detalhes, como fornecer um cupom de desconto por exemplo.

Esses foram alguns pontos importantes do marketing para dispositivos móveis.

Esperamos que este post tenha ajudado a entender um pouco mais desse universo e também a abrir os olhos para alguma questão que você não tinha pensado antes ou que não esteja aplicando ainda.

Outro investimento indispensável para o seu negócio são as táticas de SEO, que consistem na otimização para mecanismos de busca, ajudando o usuário a achar seu site com mais facilidade — o que pode aumentar o número de visitantes e, consequentemente, de vendas.

Não se esqueça de que a forma como você se comunica é determinante para os rumos do seu negócio.

Portanto, leve em conta os fatores que apresentamos neste post, tendo em vista o novo comportamento do consumidor, bem como as ferramentas disponíveis para disseminar sua marca na internet.

E você, como está planejando sua estratégia de mobile marketing?

Você já aplica as estratégias apresentadas aqui?

Trazer conteúdos que possam ajudar pequenas e médias empresas para aprimorar a presença digital é nossa intenção.

Para ficar ainda mais por dentro de assuntos digitais e conquistar resultados mais rápidos, leia também o artigo “Minha empresa é pequena: preciso mesmo de um site?

Equipe de Marketing
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