Visibilidade. Essa é a palavra-chave para todas as empresas, das micros às grandes, serem bem-sucedidas na conquista de novos mercados online. Afinal, qual empreendimento pode abrir mão de ser localizado e conhecido digitalmente?
É preciso que seu negócio esteja aberto o maior tempo possível, mas muitos dirão: pode custar muito para os negócios pequenos e locais. Para esse desafio, o Google Meu Negócio pode ser uma boa opção.
Vamos falar mais sobre ele.
Não há mais um nicho de mercado que possa ficar limitado ao espaço físico e às estratégias tradicionais de marketing e propaganda, se quiser ampliar seu universo de visitantes e transformá-los em clientes.
Nós mesmos, do outro lado do balcão, sempre buscamos alternativas online para consumir produtos e serviços!
Em recente pesquisa nos Estados Unidos, 82% das pessoas olham as avaliações dos produtos na internet antes de comprar e 96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de fazer o primeiro contato, telefônico, Whatsapp ou pessoal.
Nesse momento em que você está lendo esse artigo, interessado em fazer o seu negócio local aparecer – seja um restaurante, uma lavanderia ou uma consultoria – ao mesmo tempo pode estar fechando um serviço em domicílio da pet shop que você encontrou perto de casa!
E como a grande maioria dos consumidores – talvez você mesmo – chegam em negócios locais como os que citamos acima.
Através das boas e velhas pesquisas no Google.
Digitando simplesmente pet shop cambuí (nome do bairro), loja de carros, entre outros, assim diversos resultados trarão estabelecimentos que atendem dentro da região e em cada um deles, há o conteúdo que atrairá (ou não) a atenção de um possível cliente.
Quando os usuários digitam o nome do seu estabelecimento e ele não aparece? Então recomendo seguir a leitura; o Google Meu Negócio pode ajudar você!
Nesse artigo, você verá:
Se prestarmos atenção em uma simples pesquisa das muitas que fazemos todos os dias no Google, podemos confirmar como elas são o coração da visibilidade que cada empresa decidiu ter na internet.
E também o quanto os concorrentes agradecem por essas decisões. Através das pesquisas, o consumidor poderá se interessar por algumas opções, manter contato para pedir orçamentos e fechar com uma delas.
Elas podem ser feitas de três formas:
Essa forma de pesquisa ocorre muito quando o usuário busca um serviço que não precisa estar em sua localização e pode optar pela entrega – os clássicos são o delivery de comida ou de remédios.
Nesse caso, o Google vai considerar a localização do usuário no momento da consulta para oferecer as opções que existem na região dele.
Aqui o usuário quer ser mais específico sobre a distância da sua localização ao estabelecimento. Pode ser mais usado com lavanderias, pet shops, confeitarias e outros comércios em que a entrega deve ser rápida ou o consumidor pretende ir até o local.
Aqui, o Google respeitará a localidade informada, mas levará em consideração também a localização do usuário para oferecer as opções mais próximas.
Certamente é a pesquisa que todo empreendedor gostaria de ver, não é mesmo?
Aqui o usuário pode ter alguma informação básica sobre o negócio – o nome apenas e/ou uma recomendação de outra pessoa – ou apenas digita porque sabe que vai encontrar dados (telefone, site, localização) sobre a empresa.
O Google Localização é o principal recurso para que usuários façam suas pesquisas baseadas na localidade ou no segmento de negócio desejado.
É um serviço que, quando ativado, permite que a ferramenta saiba onde o usuário está localizado e entregue a melhor pesquisa de negócio/local.
Seja qual for a consulta, estar presente é uma necessidade. Já imaginou um cliente usar a opção 3 (explicada acima) para buscar o seu negócio e não encontrá-lo?
Imagine uma feira de artesanato, com diversas barracas na rua, muito movimento e você oferecendo seus produtos mas dentro da sua casa, atrás de alguns vendedores.
Qual a chance de você vender? Agora experimente colocar uma barraca ao lado das demais. Muda muita coisa, não é mesmo? Com o mundo online, acontece a mesma coisa.
Percebemos, todos os dias, a importância de um negócio estar o mais online possível para ser encontrado por milhares, até milhões de pessoas ao mesmo tempo, navegando e clicando em inúmeras possibilidades de consumo.
Um volume de potenciais clientes como esse seria impensável há alguns anos, sem internet e quando uma centena de clientes por mês era tudo que todo comercio ou serviço sonhava ter!
Hoje em dia, é possível alcançar públicos muito maiores.
Se considerarmos uma taxa de 10% de atração e algumas vendas, e mesmo com uma concorrência proporcional ao tamanho do mercado, o resultado pode ser muito maior que os atuais e além das expectativas otimistas.
As empresas locais se caracterizam, na sua maioria, por:
Porém, para muitos empreendedores locais, investir na projeção representa um investimento de tempo, esforço e principalmente de capital que, muitas vezes, estão fora de alcance dos seus orçamentos, quando ainda estão lutando com o fluxo de caixa e o equilíbrio entre receitas e despesas.
Por outro lado, ao não colocar o seu produto ou serviço na imensa prateleira digital, você está deixando, diariamente, oportunidades de vendas pelo caminho com o mesmo efeito de não abrir uma loja de brinquedos na véspera do Dia das Crianças.
Se o seu negócio se encaixa no perfil e no desafio acima, vamos seguir na leitura. E acredite: estar aberto e visível, mesmo de madrugada, pode ser simples com o Google Minha Empresa. E representar algumas vendas no dia seguinte!
O Google My Business – como também é conhecido – é uma plataforma do Google criada para que os negócios locais tenham a oportunidade de projetar suas marcas no mercado online e potencializar seus negócios e vendas.
Esses negócios podem se beneficiar muito da visibilidade online e da informação de qualidade que podem compartilhar com a audiência de uma forma:
• Simplificada (menos dados do que os usados em sites e redes sociais)
• Gratuita (sem custos de uso da ferramenta)
• Orgânica (sem custos com campanhas de impulsionamento)
A plataforma tem uma eficiência inversamente proporcional à simplicidade que a plataforma apresenta – vamos falar dos benefícios mais adiante.
Os resultados relacionados ao negócio aparecem também no Google Maps, as duas bases essenciais para atender as pesquisas.
Com isso, o Google Business será seu aliado no objetivo de estar presente digitalmente e aumentar, de forma orgânica, o tráfego de acessos à sua empresa, através dos canais que você colocar à disposição.
Com o aprofundamento de uso, você vai descobrir uma grande quantidade de dados e configurações que compõem a ferramenta.
As principais funcionalidades, com as quais você certamente se ocupará para construir a melhor primeira versão do Google Negócios, são:
Listar o segmento (ou segmentos) no qual seu negócio atua, através de termos-chave mais usados por quem busca na internet. Alguns exemplos são:
Também é possível definir pelos próprios produtos ou serviços:
Esses dados são fundamentais para que sua empresa seja localizada o mais rápido possível, afinal você tem um consumidor pesquisando opções de compra. Alguns deles são:
Esses dados são os que você pode trabalhar para criar diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes e chamar mais atenção, entre eles:
Como podemos ver, o Google Business tem uma riqueza de informações que possibilitam que seu negócio esteja muito mais visível no momento das buscas.
Por outro lado, essa plataforma é uma solução construtiva; as informações podem ser inseridas aos poucos e também revistas e validadas constantemente, com resultados imediatos, conforme o que você achar importantes para:
Um bom exemplo são os negócios que se iniciam sem um local físico – o que é permitido pela ferramenta – e posteriormente abrem um escritório ou abrem uma nova loja.
Você perceberá, no dia a dia de uso, como é possível expandir o uso das funcionalidades. Além disso, o Google está investindo constantemente em melhorias.
Os benefícios da ferramenta ajudam sua empresa a entender como aparecer no Google é importante.
Vamos falar dos principais.
O Google Negócios coloca o seu negócio na maior vitrine do planeta, multiplicando várias vezes as possibilidades de usuários terem contato com ele a partir das buscas que fazem no navegador.
Muitas vezes é uma visibilidade muito maior e mais rápida do que a que podemos obter através dos métodos tradicionais de propaganda – como exemplo, outdoors, panfletos e comerciais em rádio.
Um aspecto importante a ser considerado é que os contatos com possíveis clientes, a partir das pesquisas deles, acontecem, na maioria das vezes, em uma fase avançada de compra – o que costumamos chamar de fundo de funil, onde a presença e a qualidade dos seus dados pode determinar o interesse dele pelo seu produto ou serviço.
O Google Business pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar e potencializar resultados das demais estratégias e marketing digital do seu negócio – ou ajudar a criá-las com mais segurança.
Seja em uma pesquisa veterinário plantonista bairro liberdade ou academia de dança Vila Madalena, que possuem timings diferentes de decisão, você provavelmente vai capturar o cliente em uma fase quando só falta conhecer preços e condições e escolher, que chamamos de fundo de funil.
A sua presença pode ser o diferencial para que ele entre em contato e faça negócio.
Todas as experiências no Google Negócios geram informações extremamente úteis para entender e refinar o perfil do seu cliente e replicar esse conhecimento em estratégias orgânicas proativas que envolvem geração de audiência, fidelização e vendas – site, blog, e-mail marketing e outras.
Com a visibilidade nas pesquisas, as vendas – e até mesmo independente delas – a sua presença como opção de fornecimento se fortalece ao longo do tempo.
O próprio Google avalia constantemente o tráfego e a qualidade dos seus dados e reposiciona a sua marca a cada nova pesquisa. Dessa forma, se constrói uma reputação que será fundamental para transmitir confiança aos usuários.
O alcance também pode ser potencializado; através das configurações da plataforma, você pode expandir o alcance geográfico, saindo do bairro para uma região ou cidade, por exemplo.
Outra vantagem é atrair turistas, conforme o nicho – restaurantes e casas de espetáculos, por exemplo.
A plataforma dispõe de um sistema de avaliações que os clientes podem usar e essa é uma funcionalidade importante para um negócio local.
Além de notas, os clientes também podem contribuir com sugestões, críticas e tirar dúvidas. As opiniões de quem comprou com você são o primeiro critério que os usuários buscam, antes mesmo de pegar dados de localização.
Mais um bom motivo para investir na qualidade de entrega das suas vendas e serviços. Dessa forma, as avaliações serão melhores e a reputação da empresa será um destaque na hora da pesquisa.
Ter uma conta de Google Meu Negócio é também uma loja da sua empresa: ela possui uma grande quantidade de informações relevantes e que qualificam os seus produtos/serviços.
Dessa forma, você terá um canal de comunicação permanente com milhões de usuários e seus clientes, ampliando a visibilidade para além da localização física – e sem fronteiras.
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, disponibilizada para que empresas tenham a oportunidade de explorar o mercado digital, expandir seus negócios e vender mais.
Não há um custo de uso ou assinatura. Além disso, é um plataforma web, sem necessidade de instalar programas em computadores.
Dessa forma, você pode explorar a audiência orgânica que a visibilidade vai proporcionar, motivar-se com os resultados que virão, ganhar rodagem com as experiências e começar a planejar passos maiores na direção do marketing digital da sua empresa.
E acredite: o Google Business é só o começo de um planejamento que vai levar o seu negócio muito além!
Você deseja incluir seu negócio no Google e descobre que ela já existe.
Isso pode acontecer?
Sim, muitas vezes você pode encontrar o nome da sua empresa - leia-se a razão social mesmo – como uma empresa do Google. Isso pode ocorrer porque:
Independente do motivo, você pode abrir um processo de reivindicação da empresa no Google. Nele, você informará dados que comprovem que a empresa é sua e, com isso, o Google vai liberar o acesso ao uso do cadastro.
Você deve acessar o Google Maps e digitar o nome da sua empresa da forma mais idêntica à razão social. No resultado, à esquerda da tela, vão surgir um das opções de resultado abaixo:
Se você tem certeza de que nenhuma outra pessoa da sua organização fez esse cadastro antes, e dessa forma ter acesso a ele, você pode rolar a tela de dados até encontrar a opção reivindicar essa empresa.
Clicando nela, você vai abrir um processo de reivindicação, informando alguns dados para confirmar se você é realmente o proprietário ou representante legal da empresa.
Após confirmar os dados, o Google vai enviar por correio e para o endereço cadastrado (e confirmado) um cartão postal com o PIN – um número que deve ser digitado no site do Google Meu Negócio para finalizar o processo e ser autorizado a gerir a ficha da empresa – e poderá delegar para outra pessoa.
O Google vai retornar com opções de empresas com nomes similares, do mesmo segmento da sua consulta ou de outros e que funcionem próximas da sua Google localização.
Nesse caso, significa que a sua empresa não está no Google e você pode fazer o cadastro normalmente.
Como usuários, quase não notamos a importância das palavras que digitamos para buscar algo na internet. Pois elas são fundamentais para todas as empresas que usam o Google Meu Negócio.
A probabilidade do seu negócio ser encontrado está relacionada com a coincidência dos termos digitados pelo usuário com os termos que você configurou nas categorias de empreendimento e com as definições de área geográfica.
Por exemplo, se você configurou seu negócio como estúdio de fotografia para uma região que abrange o bairro savassi, em Belo Horizonte, nas buscas por estúdio de fotografia savassi, sua empresa será listada.
Além disso, opções como estúdio de fotos savassi ou estúdio fotográfico savassi trarão o mesmo efeito, porque o algoritmo do Google busca por termos semânticos para cada pesquisa – aqueles que estão correlacionados ao termo digitado.
Da mesma forma, se você segmentar os seus serviços nas categorias, como ensaio fotográfico de noivas ou ensaio fotográfico infantil, a busca por esses termos trará menos resultados e a sua empresa estará entre eles.
O Google Business está configurado para projetar seu negócio em dois locais:
As categorias de empreendimento não têm, muitas vezes, a abrangência necessária para traduzir o perfil de um negócio.
Elas são fundamentais para capturar as buscas mais frequentes e gerais, mas tudo hoje em dia é muito dinâmico.
Se você tem uma confeitaria e um diferencial dela são os brigadeiros gourmet, por exemplo, este termo deve existir nos textos relacionados e em uma ficha de produto na plataforma.
O Google escaneia todo o conteúdo da empresa para buscar correlações com as milhões de pesquisas diárias. Nesse exemplo, sua confeitaria aparecerá em pesquisas de brigadeiros gourmet.
Investir em conteúdo de qualidade nas informações que a plataforma permite inserir é a forma mais eficiente de ampliar as possibilidades de a empresa ser mencionada nas buscas.
Portanto, invista um bom tempo ou uma empresa especializada em conteúdo para criar textos, fichas de produtos e de serviços e imagens que representem seu negócio da forma mais eficiente possível.
Podemos dizer que não.
O Google Negócios, para os negócios locais, com sua complexidade e as características financeiras, é um boa forma de iniciar o seu trabalho de projeção digital da marca.
Porém, uma experiência bem-sucedida nessa plataforma naturalmente leva o negócio a objetivos mais altos de captação de clientes e de vendas.
Nesse momento de crescimento e amadurecimento, outros recursos vão se relacionar com o seu Google Business e ajudar a potencializar os resultados – a criação de um site profissional e um blog, criação de conteúdo, e-mail marketing, expansão de redes sociais, automação e outros.
Dessa forma, quando estamos iniciando nessa ferramenta, o ideal é concentrar esforços para buscar os melhores resultados, ganhar aprendizado para entender o comportamento do público-alvo e usar os indicadores para avaliar a necessidade de ampliar o plano de marketing digital do negócio.
Depende do momento em que estiver o seu negócio.
Para o início de operação e de uma estratégia digital, o site oferecido na ferramenta atenderá as necessidades mais básicas de compartilhamento de conteúdo e para ter mais um canal de comunicação com a audiência.
Porém, à medida que a empresa cresce, quer alcançar mais clientes e faturar mais, é necessário usar uma série de configurações mais complexas e, principalmente, o trabalho de otimização para os mecanismos de buscas (SEO).
É fundamental avaliar o momento que a empresa está vivendo e o quanto é preciso investir em recursos maiores – para obter resultados maiores – como as mídias orgânicas, por exemplo.
Um site profissional certamente será o ponto de partida dessa mudança de patamar.
O cadastro no Google Business é tão simples quando necessário para o seu negócio.
É a partir dele que você pode pedir fazer a melhor qualificação dos seus produtos e serviços e torná-los visíveis no momento das muitas pesquisas que os usuários fazem.
Uma recomendação especial: reserve algumas horas tranquilas para esse trabalho.
Como falamos anteriormente, é um processo construtivo, vai exigir muita informação, ampliar seus horizontes do que pode ser explorado e motivar para construir a melhor ficha e revê-la continuamente.
Lembre-se: a qualidade da sua ficha de Google Negócios vai impactar na sua visibilidade.
É importante conhecer onde ele poderá aparecer e isso acontece imediatamente após você validar o cadastro com o PIN recebido pelo correio ou a ligação telefônica – que comentamos no tópico sobre cadastro.
A plataforma é um dos recursos disponíveis para quem tem uma conta de Gmail. Portanto, é preciso criá-la antes.
Dentro do painel do seu Gmail, existe o acesso para a plataforma.
Ao clicar, você será levado para a página onde você vai digitar as primeiras informações da sua empresa e posicioná-la no mapa do Google.
Um item importante é definir se sua empresa entrega produtos e presta serviços para clientes no local deles. Esse é o caso de prestadores de serviços e negócios sem base física.
Após informar esses dados, você deve clicar em continuar para prosseguir o cadastro.
Na tela seguinte, você vai confirmar os dados da tela e prosseguir.
Seu cadastro está feito nesse momento, porém precisa ser validado.
Na nova tela, o Google vai informar o endereço para onde será enviado o código de validação do cadastro – o PIN de que falamos anteriormente e que evita que a sua empresa seja incorretamente usada por terceiros.
Basta confirmar e aguardar até 15 das úteis para que o código chegue pelo correio. Enquanto isso, você pode acessar o painel do seu cadastro, estudar os muitos dados que podem ser inseridos e elaborar seus melhores conteúdos, enquanto o código não chega.
Quando o código chegar, basta acessar sua conta da forma descrita no ponto 1.
No painel, você encontrará o botão confirmar agora. Basta clicar, informar o código e confirmar. Seu cadastro estará validado e pronto para tirar o melhor proveito!
O Google Negócios não é apenas uma ficha em que colocamos muitas informações para ajudar a empresa a aparecer para os potenciais clientes.
Ela também é um excelente recurso para administrar a imagem do negócio e municiar as demais estratégias de marketing digital que você (com certeza) vai implementar ou aprimorar.
E você melhorar a eficiência dela com boas práticas. Vamos falar de algumas delas.
Sempre há algo novo na dinâmica de uma empresa que merece ser espelhado no cadastro de Google Business dela.
Além de transmitir a imagem de preocupação com a informação aos clientes, o Google use o dinamismo do cadastro como um critério de ranqueamento. Ou seja, você pode ganhar posições nas buscas porque cuida melhor do que o concorrente.
Mudou de endereço ou de telefone? Abriu uma nova loja? Criou uma nova linha de produtos e quer que elas apareçam?
Atualize o mais rápido possível as mudanças que vão impactar na qualidade da busca e do atendimento. Afinal, ninguém quer se interessar por uma empresa e encontrar uma placa de mudamos de endereço.
Tudo que envolve a sua empresa na ficha é conteúdo que chega aos clientes. É fundamental que eles recebam o melhor possível.
Textos elaborados e fichas de produtos e serviços que atraiam os usuários, com fotos de boa resolução e que falem sozinhas vão ajudar a impulsionar continuamente a empresa nas pesquisas.
Esse é um recurso bastante eficiente para o seu negócio; você pode enviar uma URL personalizada para seus potenciais clientes e também postar nas suas redes sociais.
Dessa forma, você:
O processo é simples:
Após isso, basta usar o link gerado nas suas redes sociais, em e-mails e também pelo Whatsapp.
Com todas as ferramentas que podemos usar, nada substituiu uma das formas mais eficientes de gestão dos seus clientes e potenciais clientes: o relacionamento.
As avaliações e comentários são o melhor termômetro para perceber onde sua empresa está acertando e onde você pode melhorar a performance.
Além disso, é uma boa forma de estar presente e transmitir o cuidado que seu negócio tem com as opiniões e as experiências dos clientes e criar boas expectativas para quem estiver chegando.
A busca do sucesso das estratégias de marketing digital – e o Google Meu Negócio é uma delas – é sempre baseada na leitura dos dados históricos.
A grande vantagem é que esses dados são criados em tempo real, ajudando a manter ou rever decisões de forma ágil e evitar perdas antes mesmo que ocorram.
Para isso, explore ao máximo os dados analíticos que a ferramenta produz, porque nelas estarão fatos que podem ser decisivos
O Google Negócios é um método simples de colocar negócios locais no ar sem custo e buscando uma audiência orgânica 24 horas por dia – mesmo quando sua loja está fechada.
Porém, como se trata de abrir um negócio na prática, colocando ele em evidência para milhões de pessoas e gerando muitas expectativas – o mundo online e a velocidade com que as pessoas buscam e consomem – é normal que algumas dúvidas existem.
Vamos falar das mais comuns.
Não.
Apesar da plataforma exigir que a empresa tenha um relacionamento direto com os clientes, sem ser uma empresa online, é possível termos negócios onde você atende os clientes nos locais deles ou em espaços de coworking, por exemplo.
Caso deseje não cadastrar o endereço, basta configurar que não deseja divulgar.
Importante lembrar que essa decisão não muda a qualidade do seu conteúdo para aparecer nas buscas e para o ranqueamento nessas buscas; apenas não haverá a opção de aparecer no mapa do Google e oferecer rotas.
Não.
Você pode cadastrar e validar a empresa de uma forma geral, relacionando ao endereço da matriz ou de um endereço que julgue o principal e depois incluir as filiais usando a aba adicionar mais locais no cadastro já validado.
Se o e-mail usado no cadastro é corporativo, é simples: basta você acessar o painel com o seu e-mail e alterar/excluir o acesso do funcionário demitido.
Porém, se o acesso era exclusivo dele e você não sabe a senha, basta ligar para o Google Minha Empresa, confirmar alguns dados e pedir a troca do e-mail.
Não.
Todos os resultados mostrados no Google Meu Negócio são geradas apenas pela plataforma, através do conteúdo da interação da ficha da empresa com as buscas e os clientes.
As interações e tráfego dos demais canais devem ser administrados em cada um deles.
Não.
A ideia desses recursos é dar aos usuários/clientes a liberdade de contribuir com suas experiências e isso faz parte do risco da qualidade que você imprime ao atendimento aos seus clientes.
Quando houver comentários negativos, o ideal é responder prontamente e da melhor forma e contatar (se possível) o cliente para retirar a má experiência que ele teve.
Dessa forma, você transforma o Google Meu Negócio em algo maior do que uma ferramenta de visibilidade; ela pode ser a sua primeira plataforma de mídia orgânica com um público cada vez maior de potenciais consumidores, potencializando seus negócios e suas vendas!
Gostou desse artigo?
Esperamos que ele ajude você na importante decisão estratégica de marketing digital que levar a sua empresa para o Google Meu Negócio e se beneficiar em tudo que essa ferramenta pode proporcionar.
Você já tem uma experiência com esse tema? Deixe seu comentário!!
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Hug Websites
Consultoria estratégica para você conquistar mais clientes.
Nossa que top esse conteúdo, nunca vi nada igual, parabéns aos responsáveis.
MARCIO PETERSON
Li do começo ao fim da matéria e quanta riqueza de informações.
Meu negócio usa o Google Meu Negócio e a cada dia me aprimoro mais na plataforma.
Sônia Maria
Continue assim Sônia!
Com certeza, se bem trabalhado, o GMN vai te ajudar a destacar sua empresa.