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Como divulgar um site: 10 Dicas para turbinar os acessos!

Nos dias de hoje é praticamente impossível abrir mão de uma mínima presença digital para alcançar o sucesso de mercado. Atualmente tudo é negociado online, ou, pelo menos, onde todo o processo se inicia. Por isso, saber como divulgar um site e serviços é essencial.

Um site é como a vitrine de uma loja, precisa ter o conteúdo e o formato certo, para que potenciais clientes parem para ver o que está exposto. Todo esse roteiro acontece entre seu público-alvo e seu site.

Sabendo dessa importância estratégica do site, criamos esse artigo com 10 dicas de como divulgar um site e conquistar mais visitantes e clientes!

Siga a leitura abaixo, vai valer a pena! Bem, vamos lá!

1 – INVESTIR EM GESTÃO DE TRÁFEGO PAGO ( DIVULGAÇÃO)

Para que o crescimento do site e visitas seja consistente, o tráfego pago não pode ser descartado como uma estratégia fundamental de alanvacagem.

O tráfego pago é o resultado de usuários que chegam ao site através de anúncios pagos.

A estratégia de links patrocinados, como também é conhecido, existe em mecanismos de busca (Google Ads) e redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads) e o objetivo principal é impulsionar o tráfego de visitas para o site ou para uma landing page.

Alcançado esse objetivo, a empresa pode:

  • Gerar leads;
  • Aumentar os negócios (estratégia de conversão);
  • Aumentar as interações entre visitantes e marca;
  • Atrair visitantes (combinado com outras estratégicas);
  • Aumentar o volume mensal de visitas ao site.

Dependendo do volume de buscas mensais para os termos anunciados, este pode se tornar o seu principal canal de propecção de novos clientes.

Os anúncios na internet possuem inúmeras vantagens competitivas importantes, e praticamente, quase tudo pode ser mensurado. É uma ótima forma para divulgar seu site e seus serviços / produtos.

QUAIS AS VANTAGENS DA ESTRATÉGIA DE TRÁFEGO PAGO?

MAIOR SEGMENTAÇÃO E PRECISÃO DO PÚBLICO-ALVO

Definir o público-alvo é sempre um desafio para campanhas de marketing. Nas plataformas de anúncios pagos, você poderá simular as mais diferentes segmentações, refinar o público e alcançar com maior precisão.

RIQUEZA NAS MÉTRICAS E ANÁLISES

Outra vantagem dos anúncios pagos é a diversidade de análises e métricas usadas no andamento das campanhas e em tempo real. Ou seja, você pode avaliar cada link patrocinado feito e rever a estratégia durante o processo.

Além disso, é possível analisar os resultados finais através de relatórios analyticas super detalhados..

EXCELENTE RELAÇÃO DE CUSTO E BENEFÍCIO

A partir de um público-alvo altamente refinado, da flexibilidade de criação e da variedade de dados para medir, o custo por cliente ou por venda é reduzido, tornando-se possível e viavel financeiramente para todos os tipos de negócios.

MAIOR AGILIDADE NO DESENVOLVIMENTO

Criar uma campanha paga no Google ou em uma rede social é mais rápido, pois ela usará todos os dados que já estão na plataforma e você pode usar os resultados de campanhas anteriores sem ter de recorrer a documentos e outros sistemas.

POR QUE INVESTIR EM GESTÃO DE TRÁFEGO PAGO?

Traz resultados de novos clientes todos os dias para sua empresa.

É uma estratégia para criar campanhas com as melhores práticas, análises e métricas e, com isso, alcançar os melhores resultados e que elas também sejam base para campanhas ainda melhores.

Para alcançar essas vantagens, é fundamental ter uma empresa especializada gestão de tráfego pago.

2 – CRIAR E QUALIFICAR UM BLOG CORPORATIVO

O que há alguns anos era um espaço pessoal e sem benefícios para os negócios, hoje é uma das estratégias de marketing digital mais importantes e eficazes para turbinar sites: o blog corporativo.

Blogs, como este aqui que você está lendo agora, costumam trazer um grande fluxo de pessoas ao site e é uma ótima forma de como divulgar seu site.

O blog tornou-se essencial no dia a dia das marcas para estabelecer uma relação orgânica (sem custos de propaganda) com uma base de visitantes que podem se tornar potenciais clientes. Com ele, você pode:

  • Compartilhar conhecimento para atrair visitantes;
  • Construir autoridade nos temas relacionados ao seu negócio;
  • Oferecer conteúdo regularmente para fidelizar a base.

Ao atingir os objetivos acima, o crescimento do site é natural e as chances de fazer negócios aumentam ao oferecer à sua audiência informação qualificada, que fale de algumas "dores" dela – resolver um problema, adquirir um produto.

Como podemos ver, o blog corporativo também é um canal de comunicação estratégico para posicionar-se como marca no mundo online e para que as suas ofertas alcancem as necessidades das pessoas.

Os sites costumam ter pouquíssimos acessos, quando não contam com investimos que tragam visibilidade ou esta estratégia de marketing de conteúdo.

ONDE ENTRA O SEO NA ESTRATÉGIA DE BLOG?

O SEO é o conjunto de técnicas aplicadas na criação de conteúdo do website – textos de produtos e serviços, páginas institucionais, artigos de blog, vídeos, áudios e imagens – para que eles alcancem a melhor posição nos resultados de busca dos usuários para os termos que representam o website e a sua marca.

Um SEO bem definido e aplicado, vai impulsionar o trafego orgânico – o movimento de visitantes gerado sem o custo de anúncios – e atrai um público cada vez maior e dentro da área de interesse de ambos – pessoas e marca.

Além disso, você terá uma base mais informada sobre os seus serviçoe produtos e, mais rica para trabalhar as estratégias de reter e fidelizar usuários e clientes.

DICAS IMPORTANTES PARA USAR O BLOG COM EFICIÊNCIA

  • Escreva com regularidade: nada é mais frustrante do que ler um artigo seu a cada dois meses. Tenha um plano semanal em mente;
  • Não foque apenas no negócio, por exemplo: se você vende guarda-chuvas, fale de mudanças climáticas, moda inverno e assuntos que atriam o seu público.
  • Evite artigos que apenas exaltam a empresa e os produtos, foque em conteúdo informativo e de qualidade para aumentar a credibilidade e autoridade;
  • Permita e responda os comentários.

3 – FAÇA PARCERIAS ESTRATÉGICAS DE GUEST POSTS

Os guest posts (podemos chamar de artigos de convidados) são uma estratégia eficaz para gerar volume e autoridade no website, direcionando o público de um site para outro.

como divulgar seu site google

Com isso, a sua marca:

  • Alcança uma audiência nova para o site, expandindo a atual;
  • Posiciona-se como autoridade no assunto, colocando guest posts em vários sites;
  • Melhora o posicionamento orgânico do site, ao receber links de outros;
  • Aumenta as métricas do seu site, o que contribui para um melhor posicionamento nas buscas;

Buscar sites que sejam correlatos com o seu segmento de atuação, pode ajudar bastante e vão te ajudar a divulgar seu site.

COMO CONSTRUIR PARCERIAS DE GUEST POSTS?

  • Procure portais que promovem a troca de guest posts: você usa o espaço de sites para publicar seus conteúdos e, ao mesmo tempo, oferece seu blog para artigos de terceiros;
  • Invista em um blog corporativo de qualidade, pois atrairá propostas de guest posts (que você deve avaliar cada uma com atenção);
  • Interaja com formadores de opinião e sites de referência na sua área.

4 – EXPANDIR A PRESENÇA ONLINE COM AS REDES SOCIAIS

Você conhece alguém que não tem rede social? Certamente não!

Afinal, as redes sociais são hoje os maiores ecossistemas digitais de relacionamentos sociais e comerciais. Para termos uma ideia do potencial das mídias sociais, o Facebook, a (ainda) maior delas, cresce em média 4% ao ano e possui quase 2 bilhões de usuários ativos em média por dia.

como divulgar meu site na internet

Além dela, temos o Instagram, o LinkedIn, o Twitter e o Whatsapp, para ficarmos nas globais. É um arsenal de informação que não pode ser ignorado e que a sua empresa deve explorar.

Ao colocar a marca nas redes sociais, você não só expande a visibilidade online da marca, mas também leva uma grande quantidade de usuários para o site, seja por interesse por mais informação, para baixar um conteúdo rico (e-book, planilhas) ou para comprar.

Tudo que acontece e que é consumido passa por pelo menos uma rede social. Você tem dúvida que essa é uma ótima forma de como divulgar seu site, marca e serviços?

DEVO COLOCAR A EMPRESA EM TODAS AS REDES SOCIAIS?

Dificilmente é vantajoso em estar em todas as mídias sociais, principalmente porque algumas são nichadas – o Instagram, por exemplo, não agrega tráfego (orgânico ou pago) relevante para indústrias de autopeças.

Portanto, o mais importante é estar onde o seu público potencial está e evitar gasto de tempo, esforços e estratégias onde não haverá resultados que justifiquem o investimento.

Sabemos que pode parecer trabalhoso, mas ferramentas básicas como um bom plano de internet, um bom editor de fotos e vídeos e criatividade vão te ajudar para você começar nas redes sociais.

5 – INVISTA EM LANDING PAGES

As landing pages ou páginas de captura são usadas para oferecer aos visitantes um conteúdo de interesse – um e-book, um documento funcional e outros – e, em troca, obter dados que permitam forma uma base de e-mails para a próxima dica.

A landing page deve ser especificamente para a oferta e a captura – curta, objetiva e atraente. Assim, você poderá criar uma relação crescente e consistente com a audiência.

6 – USE O E-MAIL MARKETING

Com as estratégias de atração atuando corretamente, é hora de consolidar a audiência conquistada e dar o passo para aumentá-la. Para isso, é preciso investir no e-mail marketing.

É a geração periódica de e-mails de relacionamento, que devem ser segmentados de acordo com a fase de interação (funil de vendas) de cada pessoa com a empresa – desde os e-mails sobre novos conteúdos para toda à base até os segmentados para uma landing page, para oferecer produtos, promoções e outras ações.

Uma estratégia de e-mail marketing eficiente e atraente, não só mantém a base conquistada como permite que a informação circule e atrai mais clientes e vendas para sua empresa.

7 – NÃO DESCUIDE DA SEGURANÇA E DA PERFORMANCE DO SITE

Esse é um aspecto que muitos empreendedores negligenciam, pois acreditam que, uma vez hospedados e completamente construídos, o website e blog estão permanentemente prontos para atender.

Isso deveria ser uma verdade, mas os imprevistos acontecem. Imagine descobrir que o seu site está fora do ar há 3 dias por causa do serviço de hospedagem? Ou que o blog tem links quebrados?

Segundo dados da Gartner em 2020, o prejuízo médio por minuto de um downtime chegava a US$ 5.600 e as maiores causas são a largura da banda inadequada ao volume atual do site e as violações de segurança.

Site fora do ar é visitante perdido, principalmente aqueles interessados em conhecer os seus produtos e a concorrência está logo ali, na outra aba do navegador.

Portanto, reserve um bom orçamento para rever mensalmente a performance do site, trocando serviços se for preciso.

8 – NUNCA DEIXE O SEU SITE ESTAGNAR!

Essa é uma dica que muitos empreendedores ignoram na correria do dia a dia e que acaba custando muitos usuários: nunca deixe seu website estagnado, pois ele é um organismo vivo e dinâmico de comunicação da empresa com o público.

Isso não é somente postar no blog regularmente, mas também cuidar e outros aspectos:

  • Identidade visual do site: está alinhada com o momento atual da empresa? O descompasso pode afastar potenciais visitantes/clientes que vão ler a empresa de forma errada;
  • Atratividade das páginas: volume certo de informações para o assunto e o público;
  • Navegabilidade eficiente: para que o visitante não desista;
  • Mais é menos: excesso de páginas e de recursos visuais cansam os usuários e podem impactar na performance técnica do site.

Avalie o que realmente vai agregar valor na comunicação com o público. Praticidade e beleza são requisitos fundamentais para atrair os clientes do século 21!

Uma gestão eficiente de website que demanda a parceria de uma empresa com experiência em criação e otimização de sites.

9 – FIQUE ATENTO A CONCORRÊNCIA

Essa é uma ação que muitas empresas rejeitam, porém esse é um grande erro: olhar o que a concorrência está fazendo é crucial para saber se a sua marca está bem posicionada no mercado e se algo deve ser feito. E eles estão, nesse momento, vendo que você está fazendo!

Independente da temática de seu site, as dicas expostas aqui podem te ajudar!

Lembre sempre de tomar cada passo destes adaptando um pouco à sua realidade para uma maior efetividade, ok?

10 - DICA EXTRA: MANTENHA O FOCO E A RESILIÊNCIA!

Uma coisa que muitas vezes acontece, é a falta de insistência por parte do dono do site, que acaba deixando o digital em segundo plano, o que é um grande erro.

Quer seja pela falta de informação, conhecimento ou investimento, nossa dica aqui é só uma – não desista! Os benefícios virão, pode acreditar.

Com isso em mente, é só se dedicar e procurar se inspirar em casos de sucesso, tanto no seu segmento como em outros mercados.

O importante é pensar no que pode ser melhorado, e colocar em prática as ações que vão aumentar o tráfego e a visibilidade do seu site e empresa. E sempre que puder, procure por uma agência de marketing digital especializada na divulgação de sites.

Iniciar a vida no meio virtual é um grande desafio, mas tomando a iniciativa diariamente, pouco a pouco se consegue conquistar terreno, criando uma maior presença de sua marca e empresa.

Então, a gestão do seu site mais as ferramentas de marketing digital não podem faltar se você deseja expandir e crescer de forma consistente.

Essas são algumas dicas para turbinar o seu website, tornar a sua marca cada vez mais visível e aumentar oportunidades e vendas. Você pode começar com algumas delas e ir aumentando à medida que sentir-se mais confiante com a forma de fazer e os resultados.

Comente aqui abaixo qual tipo de medida você já tomou para melhorar a visibilidade de seu site!
Ficaremos felizes em ler seu depoimento!

Se estiver interessado em saber mais sobre como divulgar seu site, fale conosco!

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Consultoria estratégica para você conquistar mais clientes.

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