Nos dias de hoje é praticamente impossível abrir mão de uma mínima presença digital para alcançar o sucesso de mercado. Atualmente tudo é negociado online, ou, pelo menos, onde todo o processo se inicia. Por isso, saber como divulgar um site e serviços é essencial.
Um site é como a vitrine de uma loja, precisa ter o conteúdo e o formato certo, para que potenciais clientes parem para ver o que está exposto. Todo esse roteiro acontece entre seu público-alvo e seu site.
Sabendo dessa importância estratégica do site, criamos esse artigo com 10 dicas de como divulgar um site e conquistar mais visitantes e clientes!
Siga a leitura abaixo, vai valer a pena! Bem, vamos lá!
Para que o crescimento do site e visitas seja consistente, o tráfego pago não pode ser descartado como uma estratégia fundamental de alanvacagem.
O tráfego pago é o resultado de usuários que chegam ao site através de anúncios pagos.
A estratégia de links patrocinados, como também é conhecido, existe em mecanismos de busca (Google Ads) e redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads) e o objetivo principal é impulsionar o tráfego de visitas para o site ou para uma landing page.
Alcançado esse objetivo, a empresa pode:
Dependendo do volume de buscas mensais para os termos anunciados, este pode se tornar o seu principal canal de propecção de novos clientes.
Os anúncios na internet possuem inúmeras vantagens competitivas importantes, e praticamente, quase tudo pode ser mensurado. É uma ótima forma para divulgar seu site e seus serviços / produtos.
Definir o público-alvo é sempre um desafio para campanhas de marketing. Nas plataformas de anúncios pagos, você poderá simular as mais diferentes segmentações, refinar o público e alcançar com maior precisão.
Outra vantagem dos anúncios pagos é a diversidade de análises e métricas usadas no andamento das campanhas e em tempo real. Ou seja, você pode avaliar cada link patrocinado feito e rever a estratégia durante o processo.
Além disso, é possível analisar os resultados finais através de relatórios analyticas super detalhados..
A partir de um público-alvo altamente refinado, da flexibilidade de criação e da variedade de dados para medir, o custo por cliente ou por venda é reduzido, tornando-se possível e viavel financeiramente para todos os tipos de negócios.
Criar uma campanha paga no Google ou em uma rede social é mais rápido, pois ela usará todos os dados que já estão na plataforma e você pode usar os resultados de campanhas anteriores sem ter de recorrer a documentos e outros sistemas.
Traz resultados de novos clientes todos os dias para sua empresa.
É uma estratégia para criar campanhas com as melhores práticas, análises e métricas e, com isso, alcançar os melhores resultados e que elas também sejam base para campanhas ainda melhores.
Para alcançar essas vantagens, é fundamental ter uma empresa especializada gestão de tráfego pago.
O que há alguns anos era um espaço pessoal e sem benefícios para os negócios, hoje é uma das estratégias de marketing digital mais importantes e eficazes para turbinar sites: o blog corporativo.
Blogs, como este aqui que você está lendo agora, costumam trazer um grande fluxo de pessoas ao site e é uma ótima forma de como divulgar seu site.
O blog tornou-se essencial no dia a dia das marcas para estabelecer uma relação orgânica (sem custos de propaganda) com uma base de visitantes que podem se tornar potenciais clientes. Com ele, você pode:
Ao atingir os objetivos acima, o crescimento do site é natural e as chances de fazer negócios aumentam ao oferecer à sua audiência informação qualificada, que fale de algumas "dores" dela – resolver um problema, adquirir um produto.
Como podemos ver, o blog corporativo também é um canal de comunicação estratégico para posicionar-se como marca no mundo online e para que as suas ofertas alcancem as necessidades das pessoas.
Os sites costumam ter pouquíssimos acessos, quando não contam com investimos que tragam visibilidade ou esta estratégia de marketing de conteúdo.
O SEO é o conjunto de técnicas aplicadas na criação de conteúdo do website – textos de produtos e serviços, páginas institucionais, artigos de blog, vídeos, áudios e imagens – para que eles alcancem a melhor posição nos resultados de busca dos usuários para os termos que representam o website e a sua marca.
Um SEO bem definido e aplicado, vai impulsionar o trafego orgânico – o movimento de visitantes gerado sem o custo de anúncios – e atrai um público cada vez maior e dentro da área de interesse de ambos – pessoas e marca.
Além disso, você terá uma base mais informada sobre os seus serviçoe produtos e, mais rica para trabalhar as estratégias de reter e fidelizar usuários e clientes.
Os guest posts (podemos chamar de artigos de convidados) são uma estratégia eficaz para gerar volume e autoridade no website, direcionando o público de um site para outro.
Com isso, a sua marca:
Buscar sites que sejam correlatos com o seu segmento de atuação, pode ajudar bastante e vão te ajudar a divulgar seu site.
Você conhece alguém que não tem rede social? Certamente não!
Afinal, as redes sociais são hoje os maiores ecossistemas digitais de relacionamentos sociais e comerciais. Para termos uma ideia do potencial das mídias sociais, o Facebook, a (ainda) maior delas, cresce em média 4% ao ano e possui quase 2 bilhões de usuários ativos em média por dia.
Além dela, temos o Instagram, o LinkedIn, o Twitter e o Whatsapp, para ficarmos nas globais. É um arsenal de informação que não pode ser ignorado e que a sua empresa deve explorar.
Ao colocar a marca nas redes sociais, você não só expande a visibilidade online da marca, mas também leva uma grande quantidade de usuários para o site, seja por interesse por mais informação, para baixar um conteúdo rico (e-book, planilhas) ou para comprar.
Tudo que acontece e que é consumido passa por pelo menos uma rede social. Você tem dúvida que essa é uma ótima forma de como divulgar seu site, marca e serviços?
Dificilmente é vantajoso em estar em todas as mídias sociais, principalmente porque algumas são nichadas – o Instagram, por exemplo, não agrega tráfego (orgânico ou pago) relevante para indústrias de autopeças.
Portanto, o mais importante é estar onde o seu público potencial está e evitar gasto de tempo, esforços e estratégias onde não haverá resultados que justifiquem o investimento.
Sabemos que pode parecer trabalhoso, mas ferramentas básicas como um bom plano de internet, um bom editor de fotos e vídeos e criatividade vão te ajudar para você começar nas redes sociais.
As landing pages ou páginas de captura são usadas para oferecer aos visitantes um conteúdo de interesse – um e-book, um documento funcional e outros – e, em troca, obter dados que permitam forma uma base de e-mails para a próxima dica.
A landing page deve ser especificamente para a oferta e a captura – curta, objetiva e atraente. Assim, você poderá criar uma relação crescente e consistente com a audiência.
Com as estratégias de atração atuando corretamente, é hora de consolidar a audiência conquistada e dar o passo para aumentá-la. Para isso, é preciso investir no e-mail marketing.
É a geração periódica de e-mails de relacionamento, que devem ser segmentados de acordo com a fase de interação (funil de vendas) de cada pessoa com a empresa – desde os e-mails sobre novos conteúdos para toda à base até os segmentados para uma landing page, para oferecer produtos, promoções e outras ações.
Uma estratégia de e-mail marketing eficiente e atraente, não só mantém a base conquistada como permite que a informação circule e atrai mais clientes e vendas para sua empresa.
Esse é um aspecto que muitos empreendedores negligenciam, pois acreditam que, uma vez hospedados e completamente construídos, o website e blog estão permanentemente prontos para atender.
Isso deveria ser uma verdade, mas os imprevistos acontecem. Imagine descobrir que o seu site está fora do ar há 3 dias por causa do serviço de hospedagem? Ou que o blog tem links quebrados?
Segundo dados da Gartner em 2020, o prejuízo médio por minuto de um downtime chegava a US$ 5.600 e as maiores causas são a largura da banda inadequada ao volume atual do site e as violações de segurança.
Site fora do ar é visitante perdido, principalmente aqueles interessados em conhecer os seus produtos e a concorrência está logo ali, na outra aba do navegador.
Portanto, reserve um bom orçamento para rever mensalmente a performance do site, trocando serviços se for preciso.
Essa é uma dica que muitos empreendedores ignoram na correria do dia a dia e que acaba custando muitos usuários: nunca deixe seu website estagnado, pois ele é um organismo vivo e dinâmico de comunicação da empresa com o público.
Isso não é somente postar no blog regularmente, mas também cuidar e outros aspectos:
Avalie o que realmente vai agregar valor na comunicação com o público. Praticidade e beleza são requisitos fundamentais para atrair os clientes do século 21!
Uma gestão eficiente de website que demanda a parceria de uma empresa com experiência em criação e otimização de sites.
Essa é uma ação que muitas empresas rejeitam, porém esse é um grande erro: olhar o que a concorrência está fazendo é crucial para saber se a sua marca está bem posicionada no mercado e se algo deve ser feito. E eles estão, nesse momento, vendo que você está fazendo!
Independente da temática de seu site, as dicas expostas aqui podem te ajudar!
Lembre sempre de tomar cada passo destes adaptando um pouco à sua realidade para uma maior efetividade, ok?
Uma coisa que muitas vezes acontece, é a falta de insistência por parte do dono do site, que acaba deixando o digital em segundo plano, o que é um grande erro.
Quer seja pela falta de informação, conhecimento ou investimento, nossa dica aqui é só uma – não desista! Os benefícios virão, pode acreditar.
Com isso em mente, é só se dedicar e procurar se inspirar em casos de sucesso, tanto no seu segmento como em outros mercados.
O importante é pensar no que pode ser melhorado, e colocar em prática as ações que vão aumentar o tráfego e a visibilidade do seu site e empresa. E sempre que puder, procure por uma agência de marketing digital especializada na divulgação de sites.
Iniciar a vida no meio virtual é um grande desafio, mas tomando a iniciativa diariamente, pouco a pouco se consegue conquistar terreno, criando uma maior presença de sua marca e empresa.
Então, a gestão do seu site mais as ferramentas de marketing digital não podem faltar se você deseja expandir e crescer de forma consistente.
Essas são algumas dicas para turbinar o seu website, tornar a sua marca cada vez mais visível e aumentar oportunidades e vendas. Você pode começar com algumas delas e ir aumentando à medida que sentir-se mais confiante com a forma de fazer e os resultados.
Comente aqui abaixo qual tipo de medida você já tomou para melhorar a visibilidade de seu site!
Ficaremos felizes em ler seu depoimento!
Se estiver interessado em saber mais sobre como divulgar seu site, fale conosco!
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Consultoria estratégica para você conquistar mais clientes.