Poucas coisas possuem um impacto tão negativo para a percepção do usuário do que entrar pela primeira vez em um site e identificar que ele é obsoleto, ou que não está de acordo com as melhores experiências que ele teve recentemente. Pior ainda se ele compara com seus concorrentes e julga que você está muito abaixo.
Ao contrário do que muitos gestores acreditam sobre o site institucional, ou sua loja virtual, existe vida útil de um site. Diversos fatores podem influenciar na necessidade de renovação e essa vida útil varia de empresa para empresa.
Neste post, vamos falar sobre alguns aspectos que os gestores devem estar atentos e que podem levar à necessidade de renovação do site institucional ou loja virtual.
De tempos em tempos, surgem novas tendências de design e layout de sites. Houve uma época em que o flat design era encontrado em todos os lugares, depois o material design. Hoje em dia, se você reparar nas logos estamos voltando a ter imagens com profundidade.
O que isso significa é que você deve ficar de olho com o que está em evidência. Isso não significa copiar tudo que for novidade e ficar igual a todos os outros sites, mas também não fique muito para trás, pois dá a sensação de obsolência ao usuário.
Novas funcionalidades e integrações com outras aplicações são disponibilizadas todos os dias.
Uma dessas funcionalidades pode ser essencial para o seu negócio, pode dar novos insights e melhorar os resultados. Quando você se deparar com essa situação, significa que chegou o momento de renovar.
Fique atento ao feedback dos clientes, aos fluxos de comportamento no Google Analytics, e, se possível, faça mapas de calor para ver qual é a relação dos usuários com o site.
Descubra o que eles querem de melhora. Não se acomode com o que está presente no momento.
Portanto, a vida útil de um site tem bastante relação com este aspecto.
Afinal, o propósito mais importante dele é apresentar a empresa ou oferecer seus produtos e serviços aos clientes da melhor forma possível.
Ninguém quer ficar para trás da concorrência, por isso, é preciso estar sempre atento ao que os seus concorrentes estão fazendo em seus websites.
Se um dos concorrentes lança um site novo, com diversas funcionalidades que ofereçam uma experiência do usuário muito superior, significa que é o momento de revitalizar o seu, ou ao menos rever alguns pontos.
Outro motivo pelo qual a vida útil de um website pode ter chegado ao fim é quando você decide investir de vez em uma estratégia de marketing digital e SEO.
Para que ambas tenham sucesso, é essencial que a página tenha uma arquitetura moderna, que esteja apta a integrar e receber diferentes funcionalidades.
Esses são alguns aspectos aos quais você deve estar atento para identificar quando chega ao fim a vida útil de um site.
Renovar sua página pode dar uma nova injeção de ânimo aos negócios, aos clientes, e passar uma boa impressão para os novos usuários do site.
Se você gostou do artigo, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba nossos novos conteúdos em primeira-mão.
Equipe de Marketing
Hug Websites