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Site pessoal: o que é preciso saber e quais os primeiros passos

Atualmente na internet existem milhões de sites, o que não é nenhuma novidade, mas você sabia que uma porcentagem considerável dessas páginas é de sites pessoais?

E aí vem a pergunta: será que um site pessoal é para você?

Este é um questionamento que muitos profissionais de diversas áreas se fazem ao pensar em criar um site próprio.

Mas você sabe o quão importante é ter um site pessoal profissional?

Um website próprio é muito relevante e possui diversas vantagens e benefícios que muitas pessoas nem imaginam. Então siga neste post que vamos explorar este assunto.

Quais os benefícios e por que ter um site pessoal

Um site pessoal pode servir para uma infinidade de profissões. Para exemplificar algumas delas (podem ser muitas outras) vamos supor que você seja um dos profissionais da lista abaixo.

  • Médico (qualquer especialidade)
  • Advogado
  • Fotógrafo
  • Personal Trainer
  • Arquiteto
  • Palestrante
  • Fisioterapeuta
  • Veterinário
  • Dentista
  • Psicólogo, entre tantos outros

Independe da sua área de atuação, seja você um médico ou arquiteto, uma das ótimas formas de se trabalhar o marketing pessoal na internet é através de um site pessoal.

Ele vai servir como uma plataforma para:

  • Apresentar seu trabalho;
  • Promover suas habilidades;
  • Mostrar seu currículo e atualizações;
  • Compartilhar informações sobre você e seu trabalho;
  • Manter um blog ativo; exibir seu portfólio;
  • E até mesmo como um meio de networking ou construção de marca pessoal.

Ter um site pessoal profissional vai te ajudar a criar uma presença online sólida e dar às pessoas uma maneira fácil de encontrar informações sobre você.

Como criar um site pessoal

Determine o propósito

Para iniciar, defina de forma clara o propósito do seu site pessoal. Pergunte a si mesmo o motivo de você estar criando o seu site e o que almeja alcançar com ele.

Nome, domínio e hospedagem

web host para bom site

O próximo passo é escolher um nome de domínio e registrar no Registro.br. De preferencia um nome fácil e relevante e o mais curto possível. Certifique-se de que o nome do domínio escolhido reflita seu nome ou marca pessoal, se possível. Em seguida, contrate um serviço de hospedagem web que é onde o seu site ficará hospedado.

Plataforma do site pessoal

Escolha a plataforma de desenvolvimento a qual você deseja criar o seu website. Àquela que melhor atenda às suas necessidades. As mais populares são WordPress, Wix, Squarespace e Weebly.

Estrutura e conteúdo

Faça um planejamento para definir quais páginas seu site irá conter. Após essa definição, crie o conteúdo do seu site pessoal, incluindo informações sobre você, seu currículo, portfólio, artigos de blog, vídeos, fotos e qualquer outro item relevante que desejar inserir.

Design

Crie a linha de design do seu site de acordo com sua identidade visual, preferência e estilo. Você pode optar por escolher um modelo pronto de estrutura. A maioria das plataformas oferecem diferentes modelos e opções prontos que você pode alterar e personalizar.

Funcionalidades

Adicione recursos como e-mail, botões de compartilhamento em redes sociais, formulários para contato, pdf’s para download e quaisquer outros elementos que considerar essencial.

Otimização

Otimize seu site para dispositivos móveis. Certifique-se de que ele seja responsivo, ou seja, que seja facilmente navegável e acessível em diferentes dispositivos, como tablets e smartphones.

SEO

O SEO (otimização para mecanismos de busca) é muito importante para que seu site seja facilmente encontrado. Então faça uma boa otimização do seu website, incluindo palavras-chave relevantes em seu conteúdo, tags apropriadas, meta descrições, imagens com descrição, entre outros.

o que é seo

Testes e publicação

Antes de lançar seu website, faça os testes em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Após os testes concluídos você pode publicar o seu site para que as pessoas possam visitá-lo.

É importante lembrar que um site pessoal é um projeto em constante evolução.

À medida que você avança profissionalmente, seu site deve refletir esse crescimento e mudanças. Portanto, reserve um tempo para manter seu site atualizado com novos conteúdos e relevante para seu público-alvo. Um site bem incrementado e modernizado mostra que você está ativo e atualizado.

Precisando desenvolver seu site pessoal? Entre em contato com a HUG Websites.

Agora que seu site pessoal já está criado, é hora de promover e mostrar pra todo mundo que seu website profissional existe.

Mas você sabia que existem diversas maneiras de divulgar o seu site pessoal? Vamos explorar algumas delas.

Formas de divulgar seu site pessoal

Blog

Através do seu website, você poderá ter um blog ativo, onde a cada semana escreverá sobre um tema de sua especialidade.

Esse artigo, quando bem escrito e com profundidade pode indexar em boas posições no Google, fazendo com que mais pessoas que nunca ouviram falar de você o encontrem.

Quanto mais artigos de qualidade você escrever, mais pessoas vão te achar e entender que você é autoridade no assunto. Essa é apenas uma forma entre tantas existentes para se expor no mundo online.

Vamos a próxima.

Anúncios patrocinados

Outra forma da auto promoção é através da divulgação do seu site pessoal.

Ao contratar um gestor de tráfego pago para anunciar e fazer um trabalho no Google Ads por exemplo, todos os cliques serão direcionados para o seu site pessoal, ou seja, as pessoas vão te encontrar nos anúncios e através do seu site conhecerão o seu trabalho e entrarão em contato com você para solicitar os seus serviços.

É importante ressaltar que não há como anunciar sem ter uma página de destino. Como você já investiu nesta etapa, não terá problema com isso.

Redes Sociais

Divulgar seu site pessoal nas redes sociais é de extrema importância e um passo importante no seu marketing pessoal.

Veja algumas dicas que você pode seguir.

1 - Primeiramente crie um perfil bem profissional e completo para as redes que deseja usar. Inclua informações relevantes e uma foto de ótima qualidade. Na bio (biografia), não pode faltar o link de destaque para o seu site pessoal, se possível com uma chamada para ação. Certifique-se que esteja claramente visível.

2 - Use as redes sociais apropriadas: Escolha as redes sociais que fazem mais sentido para o seu público. Por exemplo, o LinkedIn é ótimo para networking profissional, enquanto o Instagram pode ser mais adequado para conteúdo visual.

3 - Promova seu site de forma sutil: Não seja excessivamente promocional. Em vez disso, sempre forneça valor aos seus seguidores e, ocasionalmente, compartilhe links para o seu site quando for apropriado.

Materiais de comunicação

Divulgar seu site pessoal através de material impresso é um outro tipo de estratégia que pode ser eficaz ao aplicar. Você poderá alcançar diferentes públicos e mostrar o seu profissionalismo de forma mais ampla, já que seu site estará em todos os materiais que você promover.

Aqui estão algumas dicas que pode ajudar: Crie materiais impressos atraentes, como folhetos, cartões de visita, banners ou pôsteres com design atraente e profissional.

Use imagens de alta qualidade e cores que estejam de acordo com a identidade visual do seu site e de sua comunicação.

Destaque a sua marca e o URL do seu site pessoal em todos esses materiais.  Tenha certeza de que o endereço do seu site pessoal seja visível e de fácil leitura nos materiais impressos. Use fontes fáceis de ler e tamanho de texto adequado para que as pessoas possam facilmente identificar a URL.

É importante ressaltar que a divulgação de um site por meio de material impresso pode ser mais eficaz quando complementada por estratégias online. A consistência na marca e nas mensagens também é fundamental para criar reconhecimento e confiança em você.

Youtube

O Youtube é canal de divulgação infinitamente maior do que as pessoas imaginam.

A divulgação do seu site no Youtube pode ser uma estratégia eficaz, pois ele é uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeo do mundo.

Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a promover seu site pessoal no Youtube:

Crie conteúdo de qualidade

Produza vídeos de alta qualidade que sejam relevantes para o seu público-alvo e relacionados ao tema do seu site. Certifique-se de que seu conteúdo seja envolvente, informativo e com boa apresentação.

Faça a otimização seus vídeos

Utiliza palavras-chave relevantes e descritivas no título, na descrição e nas tags dos seus vídeos. Esses detalhes técnicos ajudarão seu vídeo a ser encontrado por pessoas que estão procurando informações relacionadas ao seu site.

Promova o seu site em vídeos

Inclua links para o seu site na descrição dos seus vídeos. Certifique-se de que os links sejam facilmente acessíveis aos espectadores.

Para capturar a atenção dos espectadores nos primeiros segundos do vídeo crie uma introdução atraente e envolvente que pode aumentar a retenção de espectadores e incentivar as pessoas a assistir o vídeo até o final.

Utilize chamadas à ação (CTAs)

Incentive os visitantes a acessarem seu site utilizando CTAs diretas e claras.

Promova seus vídeos nas redes sociais

Para aumentar sua visibilidade, sempre que possível procure compartilhar seus vídeos em suas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin.

Divulgar através de anúncios no Youtube

Sempre que você disponibilizar de orçamento para marketing, considere a criação de anúncios pagos no Youtube, assim você promove o seu website pessoal para mais públicos.

É importante salientar que nada acontece da noite para o dia, mas com foco e com o passar do tempo, você pode construir uma presença sólida no Youtube e direcionar o tráfego para o seu site pessoal.

Conclusão

A construção da marca pessoal, tanto online como off-line leva tempo e esforço. Seja paciente para construir e divulgar o seu site pessoal e esteja disposto a ajustar sua estratégia à medida que você aprende mais sobre o que funciona melhor para o seu público e nicho específicos.

E lembre-se, se precisar de uma agência digital para criar o seu site pessoal, conte conosco! Temos mais de 15 anos de expertise no desenvolvimeto de Websites.

Até a próxima.

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