A gestão inteligente de equipes consiste em uma maneira sólida de liderança de forma que todos possam contribuir com o seu melhor para a empresa, de maneira saudável e efetiva.
Para, de fato, executar uma boa gestão em sua equipe, todo empreendedor deve se esforçar para melhorar certas habilidades relacionadas à inteligência emocional da sua equipe visando impulsionar o seu negócio.
Todo o trabalho em equipe é melhor estruturado com a presença de um líder. Se você foi escolhido para esta posição, certifique-se de ter visto em si mesmo a competência, alinhamento com os objetivos da empresa e a capacidade de lidar bem com as pessoas.
A verdade é que as pequenas, médias ou grandes empresas enfrentam um desafio comum: promover uma gestão inteligente para que a equipe se torne eficiente.
Esta prática consiste em extrair o melhor dos colaboradores e transformar isso em resultados positivos para a empresa. É através deste tipo de gestão inteligente que os esforços são alinhados a objetivos comuns.
Funcionários engajados e motivados contribuem para a produtividade da empresa, entretanto, é necessário saber como administrá-los.
Neste artigo, reunimos nove das competências que você precisa desenvolver e colocar em prática, afim de obter bons resultados na sua gestão dos colaboradores de forma eficiente.
Para que uma gestão da equipe seja eficaz, deve haver integração e propriedade entre os membros, uma boa maneira de conseguir isso é compartilhar a missão, visão e valores da organização com todas as pessoas envolvidas.
1- A missão é a razão de ser da empresa;
2- A visão é para onde a empresa quer ir a longo prazo;
3- Os valores são os princípios não negociáveis, aos quais a empresa não pode renunciar.
Ter esta tríade bem definida servirá como um guia para que os funcionários desenvolvam suas atividades.
Não há como ter uma boa gestão inteligente de equipes sem promover o diálogo entre todos os membros, incluindo o líder, é claro. É preciso mostrar aos funcionários que o ambiente de trabalho é realmente um lugar onde eles podem se expressar, trocar ideias, crescer e sentirem-se bem-vindos.
Quando se sentem livres para falar o que pensam, a criatividade flui. Isto pode levar ao surgimento de grandes ideias. Portanto, incentive a participação de todos e tente evitar que os funcionários fiquem imersos em suas próprias bolhas.
Para que sua empresa cresça orgânica e naturalmente, você precisa conhecer as habilidades específicas de cada funcionário. Isto é importante para que você possa alocar recursos humanos em tarefas relacionadas às habilidades de cada pessoa.
Às vezes, um funcionário que está no setor de atendimento ao cliente pode ser melhor utilizado ao ser colocado no departamento de marketing, por exemplo.
A maioria dos empregadores pensa que quando um empregado se candidata a um determinado cargo, ele ou ela só pode fazer aquele trabalho específico. Isto pode ser um erro.
Tente passar um tempo com cada funcionário. E ao fazer isso, descubra suas preferências e em que tarefas eles podem se sobressair. A delegação das funções corretas terá um impacto significativo nas taxas de produtividade da equipe.
Além disso, ter uma carga horária de trabalho compatível com a função ajuda a equipe a ter maior clareza e entendimento de suas atividades, seus horários e o que a empresa espera do colaborador.
De fato, este é um dos principais pilares para uma gestão inteligente de equipes. Qualquer empresário de sucesso com qualquer número de funcionários lhe dirá que a comunicação pode ajudar ou dificultar os negócios.
Quando todos estão na mesma pegada, quando entendem seu trabalho e o que é esperado deles, é aí que começa o verdadeiro sucesso de uma empresa.
Uma das principais responsabilidades de um gerente é assegurar que a comunicação funcione sem problemas todos os dias. Assegure-se de que sua cadeia de comando esteja claramente definida.
Como é de sua responsabilidade determinar como seus funcionários se comunicam, você deve garantir que as ferramentas e plataformas que a empresa utiliza atendam aos seus critérios de comunicação.
Plataformas como Intraboom e Slack criam oportunidades de comunicação, tarefas, compartilhamento de arquivos e boletins informativos importantes a serem compartilhados com seus funcionários.
Procure criar o hábito na equipe para que se comunique com você e uns com os outros.
Tente reunir-se regularmente com seus colaboradores para fazer um balanço dos resultados já alcançados e das próximas metas. Este é um momento importante para alinhar certos pontos, para mostrar onde a equipe está errando e também para elogiar quando o progresso está sendo feito.
Faça críticas construtivas e esteja aberto para ouvir o que os funcionários têm a dizer, lembre-se de que o feedback deve ser uma via de mão dupla.
Como líder, você precisa dar bons exemplos para seus funcionários.
Eles precisam olhar para você e se sentir confiantes, sentir que são confiáveis e que podem se inspirar no líder. Isso mantém a equipe motivada e quanto maior a motivação, mais resultados aparecem.
Procure identificar as pessoas certas para cada cargo sem negligenciar a diversidade e a inclusão.
Lembre-se que os melhores resultados são construídos por pessoas, não desperdice os talentos que estão sob sua responsabilidade, faça uma gestão inteligente!
Faça o possível para motivá-los e oferecer as melhores ferramentas para que possam fazer o trabalho.
Crie oportunidades para que os membros da equipe experimentem novas ideias e perspectivas, por exemplo, oferecendo treinamento constante.
Estimule e incentive-os a fazerem cursos e aprimoramento profissional. Se possível, intervenha junto a empresa para que ela subsidie cursos e palestras.
Incentive uma cultura "amigável a experimentação", para que a equipe sinta-se segura para compartilhar suas ideias, como por exemplo, insights para um novo projeto.
Crie formas para que seus colaboradores sejam realmente ouvidos quanto a novas ideias e melhorias. Conceda o crédito a quem fez perante todos, mostrando que o real envolvimento vale a pena e vai beneficiar a todos.
Saber liderar é uma arte a qual exige muita empatia, espírito de equipe e resiliência. É saber direcionar, delegar, cobrar e dividir as conquistas.
Esperamos que este artigo possa contribuir para a gestão inteligente de pessoas e ajudar a aumentar os resultados de sua empresa.
Muito sucesso para você e seus liderados!
Nos vemos na próxima.
Equipe de Marketing
Hug Websites